Brasil

Sobe para 18 o número de mortos em onda de violência no Rio

Balanço divulgado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública mostra que a onda de violência que atingiu o Rio entre a madrugada e o início

Balanço divulgado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública mostra que a onda de violência que atingiu o Rio entre a madrugada e o início da manhã deixou 18 pessoas mortas. Das vítimas, sete estavam em um ônibus que foi queimado e morreram carbonizadas. Há feridos.

A partir da 0h, os criminosos atacaram a tiros ao menos cinco delegacias, carros e cabines da Polícia Militar. No início da manhã, um posto policial no Alto da Boa Vista também foi atacado. Seis ônibus foram queimados.Silvia Izquierdo/AP

Pessoas observam ônibus queimado na Cidade Alta durante série de ataques no Rio

Para o secretário da Segurança Pública, Roberto Precioso, a ordem para os ataques partiu de presos, que temem mudanças na administração penitenciária a partir de 2007, com a troca de comando do governo do Estado, e o endurecimento do regime disciplinar.

Ele afirmou que a série de ataques não foi organizada por uma única facção, mas por criminosos que se uniram em torno de interesses comuns para pressionar o governo a, mais tarde, negociar concessões e privilégios. Uma das preocupações dos criminosos seriam os prejuízos financeiros causados por ações do governo, como as de repressão ao tráfico de drogas.

Precioso descartou que a série de ataques tenha sido motivada contra ações de milícias em morros da cidade, hipótese levantada inicialmente. No dia 12 de dezembro, reportagem publicada pela Folha mostrou que milícias formadas por policiais, ex-policiais, bombeiros, agentes penitenciários e militares já expulsaram traficantes de comunidades e ocuparam favelas. 

Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

2

Brasil

Fortes chuvas: três pessoas morrem após trecho de rodovia ceder em Sergipe

3

Brasil

Flávio Dino manda governo definir regras para instituições de ensino prestarem contas sobre uso de emendas

4

Brasil

Deslizamentos deixam mortos e desaparecidos em Minas Gerais

5

Brasil

Morre Marcello Lavenère, advogado que pediu impeachment de Collor