Cerca de 400 servidores públicos federais fizeram um ato em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em defesa das carreiras públicas do País. De acordo com o presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior, Rafael Sá, um dos coordenadores do movimento, atualmente algumas carreiras estão impedidas de desempenhar suas atribuições devido ao grande número de nomeações políticas para os cargos mais importantes da administração pública.
Para Sá, alguns problemas que afetam hoje a sociedade poderiam ser amenizados com a melhor organização do serviço público. “Esses problemas de segurança pública, saúde, corrupção, que estão aí nos jornais, para todos os lados, a gente acha que podem ser corrigidos ampliando a transparência, aumentando o profissionalismo e reduzindo a participação político-partidária (na indicação de cargos no governo), dando um foco maior para a profissionalização”.
O Manifesto Nacional em Defesa do Estado Brasileiro foi organizado por entidades de funcionários ligados às carreiras administrativa, financeira, fiscal, que reúnem mais de 70 mil trabalhadores no país. Entre as reivindicações estão a redução do número de indicações políticas (cargos de Direção e Assessoramento Superior – DAS) e a defesa do concurso como a única forma de acesso ao serviço público.
A direção do movimento pediu uma audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para apresentar a pauta de reivindicações das categorias envolvidas.
Agência Brasil
Servidores públicos protestam em Brasília
Cerca de 400 servidores públicos federais fizeram um ato em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em defesa das carreiras públicas do País
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil