Política

Serra tem vantagem menor em SP, mas vence no 1º turno, aponta Datafolh

None

José Serra, ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, venceria o senador petista Aloizio Mercadante na eleição para o governo do Estado já no primeiro turno, apontou a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (25/05).

A vantagem do tucano, no entanto, recuou sete pontos em relação à sondagem anterior tanto no cenário que inclui o ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, como no que o peemedebista não disputa a eleição.

No quadro mais provável da disputa, com uma polizarização apenas entre Serra e Mercadante, a pesquisa realizada após a onda de violência no Estado de São Paulo computou 56 por cento das intenções de voto para o ex-prefeito e 17 para o senador. Há um mês, o Datafolha detectou Serra na frente por 63 a 16.

Com Quércia na disputa, o tucano também seria eleito no primeiro turno, de acordo com a sondagem, com 52 por cento das intenções de voto — eram 59 em abril. Mercadante oscilou um ponto para cima dentro da margem de erro de dois pontos percentuais e agora tem 15 por cento das intenções. O peemedebista tinha 12 e passou a 9 por cento.

Apesar da vitória de Serra em todos os cenários, o Datafolha realizou pesquisa sobre as intenções de voto em um eventual segundo turno, na qual o tucano superaria Mercadante por 62 a 23 por cento e Quércia por 63 a 18 por cento.

A pesquisa Datafolha, divulgada antecipadamente em acordo com a Rede Globo, ouviu 1.884 pessoas em 54 municípios do Estado de São Paulo.

Reuters

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Supersalários: ministros do STM recebem mais de R$ 300 mil em penduricalhos

2

Brasil

Funcionária de lotérica confessa furto de bilhete premiado de R$ 34 mil da Mega-Sena

3

Brasil

Apesar de ir ao STF, investigação do ‘Rei do Lixo’ segue na PF da Bahia

4

Brasil

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

5

Brasil

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”