José Serra, ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, venceria o senador petista Aloizio Mercadante na eleição para o governo do Estado já no primeiro turno, apontou a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (25/05).
A vantagem do tucano, no entanto, recuou sete pontos em relação à sondagem anterior tanto no cenário que inclui o ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, como no que o peemedebista não disputa a eleição.
No quadro mais provável da disputa, com uma polizarização apenas entre Serra e Mercadante, a pesquisa realizada após a onda de violência no Estado de São Paulo computou 56 por cento das intenções de voto para o ex-prefeito e 17 para o senador. Há um mês, o Datafolha detectou Serra na frente por 63 a 16.
Com Quércia na disputa, o tucano também seria eleito no primeiro turno, de acordo com a sondagem, com 52 por cento das intenções de voto — eram 59 em abril. Mercadante oscilou um ponto para cima dentro da margem de erro de dois pontos percentuais e agora tem 15 por cento das intenções. O peemedebista tinha 12 e passou a 9 por cento.
Apesar da vitória de Serra em todos os cenários, o Datafolha realizou pesquisa sobre as intenções de voto em um eventual segundo turno, na qual o tucano superaria Mercadante por 62 a 23 por cento e Quércia por 63 a 18 por cento.
A pesquisa Datafolha, divulgada antecipadamente em acordo com a Rede Globo, ouviu 1.884 pessoas em 54 municípios do Estado de São Paulo.
Reuters
Serra tem vantagem menor em SP, mas vence no 1º turno, aponta Datafolh
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil