Cerca de 226.184 benefícios do PIS ainda não foram pagos na Paraíba. A informação foi repassada pelo gerente de marketing da Caixa Econômica Federal em João Pessoa, Ronildo Coelho. Estimava-se pagar 420.811 benefícios (abono e rendimentos do PIS), equivalente a 45 milhões de reais, no entanto, apenas 32,1 milhões foram pagos através de 194.627 benefícios. O pagamento é referente ao exercício do ano 2004, o qual iniciou o pagamento no dia 10 de agosto de 2005 e se encerra em 30 de junho deste ano. De acordo com Ronildo, muitos trabalhadores ainda não procuraram as agências da Caixa para retirar o direito do PIS.
Tem direito a sacar o PIS ou o PASEP, o trabalhador que estiver inscrito no programa há no mínimo cinco anos, tenha trabalhado no mínimo 30 dias para empregadores participantes dos programas em 2004 , tenha sido informados corretamente na Rais e ainda, que tenha recebido um salário mensal correspondente a no máximo, dois salários mínimos em 2004.
O pagamento do PIS é efetuado através da Caixa Econômica e o Pasep, através das agências do Banco do Brasil. Quem tiver o Cartão do Cidadão devidamente cadastrado com a senha, pode retirar o abono em casas lotéricas. Caso o trabalhador não saque o valor do abono, perderá o direito e o dinheiro será enviado para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), mas terá o rendimento do PIS depositado. Vale ressaltar que o rendimento, equivale a juros de 3% ao ano; o saque de quotas corresponde ao saldo atualizado anualmente com base nos fundos do PIS/PASEP e o abono, ao valor do salário mínimo.
Para saber se tem direito ao beneficio, o trabalhador poderá ligar para o número 0800 574 0101 e se informar sobre os valores e procedimentos adotados.
Valéria Sinésio
Clickpb
Sem pressa: Trabalhadores “esquecem” 13 milhões de reais no PIS/PASEP
Prazo para retirada do beneficio termina em 30 de junho
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil