Brasil

Rio de Janeiro mantém a máscara obrigatória em local fechado e no transporte público

Prefeitura explicou decisão que contraria, pela 1ª vez, recomendação do Comitê Científico: "O vírus está por aí e deve continuar".

Rio de Janeiro mantém a máscara obrigatória em local fechado e no transporte público

Máscara está liberada apenas em locais abertos — Foto:Agência Brasil

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta sexta-feira (12), o 45º Boletim Epidemiológico da Covid-19. Em publicação do Diário Oficial, o prefeito Eduardo Paes manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados e no transporte público. 

Paes explicou a decisão, que contraria a recomendação do Comitê Científico. Segundo ele, dificilmente haverá um cenário mais favorável do que o atual. “Parece que a história acabou por completo, mas não é assim. O vírus está por aí e deve continuar por um tempo”, afirmou.

Esta é a primeira vez em que o prefeito não segue as medidas sugeridas pelo Comitê, além de informar que não há previsão para tal liberação das máscaras em ambientes fechados. 

Nas últimas semanas, toda a cidade do Rio está em baixo risco nas 33 regiões administrativas. Com baixo índice de positivos em testes do novo coronavírus (3%), a administração municipal ressaltou que considera a classificação da Organização Mundial da Saúde — a indicação é de 5% para uma situação controlada. 

Nesta manhã, a rede pública possui apenas 55 pacientes internados com a doença. Destes, cerca de 90% não têm o esquema vacinal completo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Um exemplo é o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na zona norte, que possui 7 internados. Dos pacientes, apenas um possui o esquema vacinal completo. 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a exigência do passaporte de vacinação continua para todos os estabelecimentos e eventos. Inclusive no próximo dia 15, quando acontecerá o primeiro grande evento público oficial do Rio, no Parque Madureira.

Dados da Covid no Rio

Hoje, os homens a partir de 61 anos recebem a dose de reforço, bem como profissionais da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos. A aplicação de doses continua neste sábado.

Durante o feriado do próximo dia 15, não haverá vacinação contra a Covid-19. A campanha de imunização será retomada na próxima terça-feira (16), com a aplicação da 3ª dose para mulheres de 60 anos ou mais, profissionais da saúde e pessoas com alto grau de imunosupressão. 

Segundo dados da prefeitura, já foram aplicadas 11.640.729 doses de vacina. Destas, 933 mil foram de terceiras doses. 

Atualmente, quase 100% dos adultos já estão com a dose única, 92,7% dos maiores de 18 anos com esquema vacinal completo e 85,1% dos maiores de 12 anos com esquema vacinal completo.

Em 2021, a cidade do Rio registrou 277.040 casos da Covid-19.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Nunca se tratou de golpe e plano para assassinar alguém, diz Braga Netto

2

Brasil

Candidatos recebem e-mail sobre novo cronograma e resultados do CNU

3

Brasil

Polícia Federal ouve nesta semana ‘kid preto’ suspeito de participar de plano para matar Lula

4

Brasil

Homem é preso após chicotear andarilho em troca de R$ 10

5

Brasil

Governo Lula corta R$ 6 bilhões do orçamento