As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão recebidas a partir desta segunda, dia 22 de maio. O cadastramento deverá ser feito pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br/prouni, que também irá disponibilizar o número de instituições participantes e de bolsas oferecidas. Os interessados deverão se inscrever até o dia 16 de junho, e a seleção será baseada no desempenho do candidato no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2005.
O ProUni irá conceder bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares, para estudantes socioeconomicamente carentes. Poderão concorrer candidatos com média igual ou maior que 45 pontos no Enem. Além disso, os participantes deverão ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral.
O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de junho. O ProUni concedeu um total de 90.241 bolsas no primeiro semestre de 2006, sendo que 62.305 são integrais e 27.936 parciais (50% da mensalidade), distribuídas em 1.388 instituições de ensino de todo o país.
O ProUni – Programa Universidade para Todos, é o maior programa de bolsas de estudo da história da educação brasileira. Criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.
Anualmente, as universidades federais brasileiras disponibilizam 122 mil vagas nos vestibulares. O ProUni, já no seu primeiro processo seletivo, ofereceu 112 mil bolsas integrais e parciais em 1.142 instituições de ensino superior de todo o país. É o maior número de vagas criadas na educação superior em apenas um ano. Nos próximos quatro anos, o programa deverá oferecer 400 mil novas bolsas de estudo.
A implementação do ProUni, somada à criação de 9 universidades federais e 42 novos campi, amplia significativamente o número de vagas na educação superior, interioriza a educação pública e gratuita e combate as desigualdades regionais. Todas estas ações vão ao encontro das metas do Plano Nacional de Educação que prevê a presença, até 2011, de pelo menos 30% da população na faixa etária de 18 a 24 anos na educação superior, hoje restrita a aproximadamente 10%.
Redação ClickPB
ProUni recebe inscrições a partir de hoje
Interessados deverão se inscrever até o dia 16 de junho, e a seleção será baseada no desempenho do candidato no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2005
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil