Brasil

Protestos lembram 10 anos do massacre de Eldorado

None

Os dez anos do massacre de 19 trabalhadores rurais, no dia 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás, no Pará, é lembrada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) com manifestações em todo o País. Amanhã, no local das mortes – chamada Curva do S – na Rodovia PA-150, haverá um ato público para o qual são esperados milhares de militantes do MST, políticos, familiares dos mortos e representantes dos trabalhadores que saíram feridos. O secretário especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, representará o governo federal.

Um grupo de 200 jovens do MST já está acampado na Curva do S desde o primeiro dia deste mês. Eles estão distribuídos em 19 barracas, cada uma delas com o nome de um dos mortos. Todos os dias, às 17h30, horário em que a polícia começou a disparar contra os sem-terra, eles interrompem o tráfego naquele trecho da rodovia, entre os municípios de Eldorado dos Carajás e Curionópolis. Ficam gritando palavras de ordem e cantando hinos durante 30 minutos.

Ontem, em Pernambuco, cerca de 200 famílias ligadas ao MST voltaram a ocupar o Engenho São Bernardo, em Paudalho, na Zona da Mata. Foi a 31ª invasão do MST neste ano em Pernambuco, numa onda de ações que se espalhou por diversos Estados com o propósito de lembrar os mortos de Eldorado e pressionar o governo para que acelere a reforma agrária. Desde o ano 2000 não se via um volume de invasões tão grande como agora.

Em São Paulo, às 17 horas de amanhã, entidades de direitos humanos, organizações sindicais e pastorais sociais da Igreja Católica realizarão um ato de protesto contra o Poder Judiciário. Vão lembrar que ninguém recebeu recebeu condenação definitiva até agora. Ao final do ato, os manifestantes depositarão velas e cruzes ao redor do edifício do Tribunal de Justiça. Em Brasília, os mortos serão homenageados às 11 horas com uma sessão na Câmara dos Deputados, no Plenário Ulysses Guimarães. Para o período da tarde está programado um debate sobre violência no campo.

Na Bahia, um grupo de militantes do MST marcha desde o dia 10 para lembrar as mortes. Eles saíram de Feira de Santana em direção a Salvador, devendo participar amanhã de um ato de protesto diante do fórum da capital baiana, no Campo da Pólvora.

De acordo com o MST, deverão ocorrer manifestações também no exterior, diante das embaixadas brasileiras da França e da Itália. Segundo Marina dos Santos, militante alçada há pouco à função de porta-voz do MST, substituindo João Paulo Rodrigues, os atos no exterior serão organizados por simpatizantes do movimento.

Agência Estado

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após repercussão negativa e fake news, governo decide revogar ato sobre fiscalização do Pix

2

Brasil

Dados do IBGE apontam que 30% dos divórcios são entre casais com mais de 50 anos e psicólogo explica razões

3

Brasil

Turista de João Pessoa morre ao tentar ajudar banhistas em situação de afogamento no litoral de São Paulo

4

Brasil

Turistas invadem local proibido em penhasco em Fernando de Noronha e serão multados em até R$ 10 mil

5

Brasil

CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados para 4 de fevereiro