Música no Museu

Projeto do MinC realiza apresentações especiais no Nordeste

A partir de março, o projeto Música no Museu contará com uma série de novidades. Será um mês marcado por estréias de circuitos e concertos comemorativos.

A partir de março, o projeto Música no Museu contará com uma série de novidades. Será um mês marcado por estréias de circuitos e concertos comemorativos.

Nesta quinta-feira (1) às 12h30, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), foi realizada a apresentação de Marli Moniz (piano) e Nicole Lerz (violino), executando um repertório especial para celebrar o aniversário do Rio de Janeiro (1º de março de 1565). Ainda em comemoração aos 442 anos de fundação da Cidade Maravilhosa, Paulo Moura (clarineta) apresenta-se no Centro Cultural Light, no dia seguinte, no mesmo horário (sexta-feira, às 12h30).

Outros destaques da programação especial serão o Dia Nacional da Música Clássica, comemorado em 5 de março – dia do nascimento de Heitor Villa-Lobos -, e o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Para assinalar a primeira data, será realizado concerto com a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música, sob a regência do maestro Paulo Pedrassoli, na Biblioteca Nacional. Já a homenagem às mulheres acontecerá no MNBA, com apresentação da pianista Sylvia Thereza.

Música no Museu chega ao Nordeste

O projeto Música no Museu também vai alcançar, nos meses de março e abril, algumas capitais e cidades históricas da região Nordeste. Alagoas, Bahia, Paraíba, Sergipe e Pernambuco são alguns dos estados onde os concertos estão programados para serem realizados, não só em instituições museológicas, mas também em igrejas e bibliotecas.

Quadro Antiquo apresenta peças extraídas de Cancioneiros Musicais

Para inaugurar esse novo circuito, o conjunto Quadro Antiquo, especializado nos repertórios do Séculos XVI e XVII, apresentará Versos Cantados, com obras de compositores espanhóis e portugueses. Esse grupo musical é composto por Kristina Augustin (viola da gamba), Mario Orlando (viola da gamba e flautas), Rosimary Parra Gomes (vihuela) e Sonia Leal Wegenast (canto e percusão). A maioria das peças a serem executadas no concerto – que terá 60 minutos, sem intervalo – foram extraídas dos Cancioneiros de Upsala, de Belém, do Palácio e d’Elvas.

Música no Museu – O projeto completa em dezembro deste ano dez anos de existência. A iniciativa – que tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet – vem promovendo concertos de música clássica em museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todas as apresentações têm entrada franca.

Veja a programação de março.

Outras informações: www.musicanomuseu.com.br, [email protected] e (21) 2253-8645.

Fonte: Projeto Música no Museu/MinC

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

VÍDEO: equipe de reportagem do SBT é alvo de tiros no Rio de Janeiro

2

Brasil

Azul anuncia suspensão de voos em 12 cidades brasileiras e cita custos operacionais; veja a lista

3

Brasil

Empresa pública Pré-Sal Petróleo lança edital de concurso com 880 vagas e remuneração de até R$ 19 mil

4

Brasil

Filha de Flordelis morre em suspeita de feminicídio, e pastora tenta deixar a cadeia para comparecer ao enterro

5

Brasil

Funcionária encontra celular escondido com câmera ligada em banheiro de empresa