A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PE) interditou o parque Mirabilandia, em Olinda, no Grande Recife. A medida foi tomada depois que o balanço de um brinquedo se soltou no ar e uma mulher foi arremessada na sexta-feira (22). A vítima, Dávine Muniz Cordeiro, de 34 anos, foi levada ao Hospital da Restauração com traumatismo craniano grave.
O Procon disse que solicitou ao Mirabilandia um relatório com a documentação sobre a manutenção periódica de todos os equipamentos instalados no local.
O órgão pediu ainda que a empresa apresente cópias da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cada brinquedo e do Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além da licença de funcionamento do parque. O estabelecimento tem cinco dias para enviar os documentos.
De acordo com o Procon, o parque permanecerá fechado até que toda a documentação seja apresentada.
O g1 entrou em contato com o Mirabilandia, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Dávine Muniz ficou ferida após o balanço em que ela estava se soltar de um brinquedo que gira no ar em alta velocidade no Mirabilandia, em Olinda, no Grande Recife. Em imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo, é possível ouvir o barulho do impacto da cadeira ao cair no chão do parque de diversões.
O acidente ocorreu por volta das 15h da sexta-feira (22), no brinquedo “Wave Swinger”, que funciona com balanços presos por correntes numa estrutura que gira no próprio eixo.
De acordo com a administração do parque, os balanços podem alcançar uma altura de até 12 metros, simulando o movimento de uma onda.
A amiga que a acompanhava, Lorrayne Ferreira, disse que as duas tinham chegado ao parque cerca de meia hora antes do acidente e que o brinquedo deu duas voltas antes da queda.
Após ser levada ao ambulatório do parque, Dávine foi encaminhada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Segundo a unidade, a paciente teve fraturas pelo corpo e traumatismo cranioencefálico (TCE) e se encontra em estado grave.
O que diz o Mirabilandia
Procurado pelo g1, o Mirabilandia disse que:
- Lamenta o ocorrido na tarde desta sexta (22);
- Suspendeu “preventivamente” as atividades do “Wave Swinger” para fazer uma “revisão completa” do equipamento, que passa por manutenções periódicas;
- A usuária recebeu imediato atendimento da equipe da brigadistas de plantão e foi levada ao hospital “com todo suporte necessário” do parque;
- As causas do acidente estão sendo apuradas por uma equipe técnica e o parque está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.