Problema

Prefeito de Porto Alegre pede que moradores racionem água após inundação

Diversas áreas de Porto Alegre foram inundadas após o lago Guaíba, que atravessa a cidade, ter ultrapassado a cota de inundação e superado os cinco metros.

Porto Alegre, Inundação

Porto Alegre tem parte da cidade inundada (Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu neste sábado (4) para que a população racione o consumo de água, diante da interrupção no funcionamento de quatro das seis estações de tratamento de água operadas pela Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Diversas áreas de Porto Alegre foram inundadas após o lago Guaíba, que atravessa a cidade, ter ultrapassado a cota de inundação e superado, neste sábado, os cinco metros, maior nível já registrado.

Não há previsão para que as estações de água paradas voltem a operar, informou a prefeitura. São elas: Ilhas, Moinhos de Vento, São João e Tristeza.

Guaíba inunda parte de Porto Alegre

O Guaíba vem recebendo o imenso volume de água acumulado durante os temporais que atingiram o interior do Rio Grande do Sul ao longo da última semana.

“Por isso apelamos à população que façam uso consciente da água, porque teremos problemas de abastecimento enquanto os alagamentos não baixarem”, escreveu Melo em sua conta na rede social X.

As duas estações de água ainda em funcionamento – Menino Deus e Belém Novo – operam na capacidade mínima devido à turbidez da água, segundo o Dmae.

“Não medimos esforços para recuperar as estações. Depois que as águas baixarem será necessário avaliar os danos físicos e elétricos”, disse o diretor do departamento, Mauricio Loss, em entrevista coletiva.

Fonte: Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Polícia prende homem após identificar ameaça de ataque a bomba ao show da Lady Gaga

2

Brasil

Mais Médicos abre 3,1 mil novas vagas em todo o Brasil

3

Brasil

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

4

Brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 11 milhões

5

Brasil

Dólar inicia mês em baixa com chances de negociação entre EUA e China