A Caixa Econômica Federal (CEF) realiza desta terça (2) até sexta-feira (5) a Semana do Trabalhador. Com o objetivo de tirar dúvidas sobre os serviços que o banco oferece, estão sendo distribuídos, nas 2.372 agências da CEF do país, folhetos com informações sobre serviços como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o Programa de Integração Social (PIS), o Seguro-Desemprego e o Cartão do Cidadão.
O gerente regional de Canais da CEF no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Peserico, destacou que, por falta de informação ou até por esquecimento, muitas pessoas deixam de usufruir os benefícios a que têm direito. Segundo ele, entre 2004 e 2005, mais de 400 mil trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial – número que representa 5% do total de pessoas previstas para receber o benefício, pago anualmente pelo governo aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês no ano anterior.
Quem recebe mais de dois salários mínimos e estava cadastrado no PIS antes de 1988 também tem direito a benefícios anuais do PIS. Neste caso, são pagos os rendimentos sobre o que o trabalhador recolheu para o Programa.
A Caixa ainda não totalizou os números do pagamento do abono salarial e dos rendimentos do PIS que tiveram início em julho de 2005, já que os benefícios podem ser retirados pelos trabalhadores até o dia 30 de junho. Peserico lembrou que, quem não procurar a CEF nesse período, perderá o benefício, pois os recursos retornam ao Tesouro Nacional depois que termina o prazo para a retirada.
Peserico destacou que, embora os cidadãos utilizem o FGTS para a compra da casa própria, desconhecem outras situações nas quais o benefício também pode ser utilizado como, por exemplo, em caso de Aids ou de câncer na família.
O gerente lembrou ainda que a forma mais prática de receber os benefícios é fazer o Cartão do Cidadão. Com ele, o trabalhador pode consultar o saldo do FGTS, receber o Seguro-Desemprego, o abono salarial ou ainda os rendimentos do PIS. O cartão não tem custo e pode ser solicitado por qualquer cidadão nas agências da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone de informações 0800- 574-0101.
Agência Brasil
Por falta de informação, trabalhadores deixam de usar benefícios, diz
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil