A Polícia Federal realiza nesta manhã a Operação Escudo no município de Aparecida, São Paulo, onde se localiza a Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida. O objetivo é desmanchar uma quadrilha que, contando com funcionários públicos subornados, vende mercadorias trazidas ilegalmente do Paraguai. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal.
A investigação começou em maio de 2005 e cumprirá hoje 49 mandados de busca e apreensão, além de 12 ordens de prisão, expedidos pela 1ª Vraa Federal de Guaratinguetá. A Receita Federal e a Fazenda estadual fiscalizam empresas do município.
De acordo com comunicado da Polícia Federal, a quadrilha agia com base na cooperação de funcionários públicos. Assim, foram criados corredores para transportar os produtos contrabandeados. Também serviam para outros crimes, como tráfico de armas e drogas. Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros. A Polícia Federal falará às 14h sobre a operação em entrevista coletiva.
Terra
PF combate contrabando no santuário de Aparecida
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil