Brasil

PF combate contrabando no santuário de Aparecida

None

A Polícia Federal realiza nesta manhã a Operação Escudo no município de Aparecida, São Paulo, onde se localiza a Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida. O objetivo é desmanchar uma quadrilha que, contando com funcionários públicos subornados, vende mercadorias trazidas ilegalmente do Paraguai. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal.

A investigação começou em maio de 2005 e cumprirá hoje 49 mandados de busca e apreensão, além de 12 ordens de prisão, expedidos pela 1ª Vraa Federal de Guaratinguetá. A Receita Federal e a Fazenda estadual fiscalizam empresas do município.

De acordo com comunicado da Polícia Federal, a quadrilha agia com base na cooperação de funcionários públicos. Assim, foram criados corredores para transportar os produtos contrabandeados. Também serviam para outros crimes, como tráfico de armas e drogas. Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros. A Polícia Federal falará às 14h sobre a operação em entrevista coletiva.

Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Funcionária de lotérica confessa furto de bilhete premiado de R$ 34 mil da Mega-Sena

2

Brasil

Apesar de ir ao STF, investigação do ‘Rei do Lixo’ segue na PF da Bahia

3

Brasil

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

4

Brasil

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

5

Brasil

Em reunião ministerial, Lula diz que ministros não vão poder ‘fazer portaria’ sem passar pela Casa Civil