A Infraero informou que 37,5% dos 580 vôos programados para hoje sofreram atrasos em todo País. Os problemas são atribuídos ao mau tempo que causou o fechamento do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por uma hora na noite de ontem, e a um raio que atingiu torre do Cindacta II, que controla o tráfego aéreo na região Sul. Um cabo de fibra ótica foi danificado, mas já recebeu manutenção.
No total, 248 vôos apresentaram atrasos de mais de 15 minutos. Os atrasos acima de 45 minutos atingiram 168 vôos. A previsão é de que os embarques e decolagens voltem ao normal durante a tarde.
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, explica que os transtornos nos aeroportos do País nesta segunda-feira estão ocorrendo devido a uma soma de fatores, que não têm relação com a operação padrão dos controladores de vôos. "Ainda houve, de madrugada, um pequeno incidente em Congonhas, quando uma aeronave entrou na grama, na saída da pista, o que agravou a situação, pois o aeroporto precisou permanecer cerca de uma hora fechado", contou. O presidente da Infraero alertou para a necessidade de calma e prudência, mas assegurou que a segurança permanece preservada, em primeiro lugar.
Sobre o incidente ocorrido no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, quando passageiros invadiram a pista de pouso, ele afirmou que a situação já está controlada. Os passageiros estavam revoltados por passarem a noite aguardando um avião que deveria pousar às 22h40 de ontem, vindo de Congonhas (SP), com destino a Foz do Iguaçu. Eles acabaram embarcando às 9h30.
Rio de Janeiro
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim acumula atrasos de mais de meia hora em 32 vôos. Quatorze desses atrasos foram registrados no setor de embarque doméstico e quatro na área internacional do aeroporto. O número corresponde a metade das 32 decolagens previstas para a manhã de hoje.
A Infraero informou que, entre as 4 horas e as 9h30 da manhã de hoje, a média de atraso foi de 58 minutos. No setor de desembarque, foram registrados atrasos em outros 16 vôos, sendo três internacionais. O número também corresponde à metade das chegadas previstas para a manhã de hoje.
São Paulo
No aeroporto de Congonhas, que ficou fechado ontem por uma hora devido a uma derrapagem de jato, um vôo para Florianópolis, programado para sair ontem à noite, foi transferido para hoje devido ao mau tempo e só deve sair às 13h30 em Guarulhos. Segundo a rádio CBN, em um primeiro momento, o vôo foi transferido para as 3h, mas os passageiros alegam que não foram avisados até as 5h e não receberam nenhum tipo de atenção da companhia. Na sala de embarque, durante a confusão, um policial militar sacou uma arma para intimidar os passageiros.
No aeroporto internacional de Guarulhos, são 37 vôos com atrasos na partida e chegada. A Infraero recomenda que as companhias priorizem os passageiros que estão esperando vôos desde ontem.
Brasília
Em Brasília, os atrasos nos vôos irritaram os passageiros. Cerca de 10 pessoas que iam para Belém e Fortaleza passaram a madrugada no aeroporto e chegaram a bloquear os guichês da Gol.
Redação Terra