Ministro

Paraibano Vital do Rêgo é eleito novo presidente do TCU

Vital do Rêgo assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas a posse tanto do presidente quanto do vice está marcada para a próxima quarta-feira (11).

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

O paraibano Vital do Rêgo Filho foi eleito nesta quarta-feira (04) como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Vital foi escolhido pelos demais ministros do TCU por unanimidade, como verificou o ClickPB.

Vital do Rêgo assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas a posse tanto do presidente quanto do vice está marcada para a próxima quarta-feira (11).

Os ministros também elegeram Jorge Oliveira como vice-presidente do TCU, substituindo Vital do Rêgo, que ocupou o cargo em 2023 e 2024.

A presidência do TCU tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período. Apesar de não haver uma norma explícita, a eleição do TCU segue o critério de antiguidade. O presidente e o vice normalmente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções.

Vital do Rêgo assumiu o cargo de ministro do TCE em 2015 após ter sido indicado pelo Senado Federal. O paraibano entrou na vida política aos 25 anos e já assumiu os cargos eletivos de vereador de Campina Grande, além de deputado estadual, deputado federal e senador pelo estado da Paraíba.

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Vital pertence a uma família de longa tradição na política. Ele é filho do já falecido Antônio Vital do Rêgo, que assumiu posto de deputado federal, e da ex-senadora Nilda Gondim. Dona Nilda é filha do ex-governador da Paraíba Pedro Gondim e Antônio Vital era filho do Major Veneziano.

Vitalzinho ainda é irmão de Veneziano, atual senador pelo estado da Paraíba, mas que já assumiu vários cargos eletivos em sua trajetória.

Leia mais no ClickPB:

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após repercussão negativa e fake news, governo decide revogar ato sobre fiscalização do Pix

2

Brasil

Dados do IBGE apontam que 30% dos divórcios são entre casais com mais de 50 anos e psicólogo explica razões

3

Brasil

Turista de João Pessoa morre ao tentar ajudar banhistas em situação de afogamento no litoral de São Paulo

4

Brasil

Turistas invadem local proibido em penhasco em Fernando de Noronha e serão multados em até R$ 10 mil

5

Brasil

CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados para 4 de fevereiro