O paraibano Vital do Rêgo Filho foi eleito nesta quarta-feira (04) como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Vital foi escolhido pelos demais ministros do TCU por unanimidade, como verificou o ClickPB.
Vital do Rêgo assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2025, mas a posse tanto do presidente quanto do vice está marcada para a próxima quarta-feira (11).
Os ministros também elegeram Jorge Oliveira como vice-presidente do TCU, substituindo Vital do Rêgo, que ocupou o cargo em 2023 e 2024.
A presidência do TCU tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução pelo mesmo período. Apesar de não haver uma norma explícita, a eleição do TCU segue o critério de antiguidade. O presidente e o vice normalmente são os ministros mais antigos que ainda não tenham assumido as funções.
Vital do Rêgo assumiu o cargo de ministro do TCE em 2015 após ter sido indicado pelo Senado Federal. O paraibano entrou na vida política aos 25 anos e já assumiu os cargos eletivos de vereador de Campina Grande, além de deputado estadual, deputado federal e senador pelo estado da Paraíba.
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, Vital pertence a uma família de longa tradição na política. Ele é filho do já falecido Antônio Vital do Rêgo, que assumiu posto de deputado federal, e da ex-senadora Nilda Gondim. Dona Nilda é filha do ex-governador da Paraíba Pedro Gondim e Antônio Vital era filho do Major Veneziano.
Vitalzinho ainda é irmão de Veneziano, atual senador pelo estado da Paraíba, mas que já assumiu vários cargos eletivos em sua trajetória.
Leia mais no ClickPB:
- Paraibano Vital do Rêgo assume presidência do TCU no mês de dezembro
- Paraibano Herman Benjamin toma posse na presidência do STJ
- De Catolé do Rocha à presidência do STJ, Herman Benjamin toma posse na próxima quinta-feira
- Paraibano Herman Benjamim é eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça; mandato vai até 2026