Últimas de Brasil
» Cartórios eleitorais fazem plantão no feriado
» PCC mata PM com mais de 30 tiros de fuzil
» Agricultores bloqueiam estradas de 4 Estados
» Lula é recebido com aplausos em missa de 1o de Maio
Busca
Saiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia
Faça sua pesquisa na Internet:
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Gerp e pela revista Seleções perguntou a jovens de 14 a 18 anos de seis capitais do País que nota eles dariam aos pais. A melhor avaliação foi para os pais de São Paulo, em quase todas as questões, segundo o Fantástico. Psicólogos receberam o resultado com surpresa e desconfiança.
A pesquisa foi feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília e Belém. Os pais e as mães paulistanos são avaliados como muito compreensivos e também os mais pacientes. Os pais e mães do Recife tiveram a pior avaliação: só 61% das mães e 54% dos pais foram considerados compreensivos pelos filhos.
A grande maioria das mães de Brasília, (90%), Belém (80%) e principalmente de São Paulo (100%) sabe o nome dos melhores amigos dos filhos. As mães que menos sabem são ao do Recife (2%).
Os pais do Rio de Janeiro (48%) e do Recife (44%) são os que menos sabem o nome dos amigos dos filhos. No entanto, praticamente todos os pais paulistanos fazem questão de saber. (97%)
Só 54% das mães cariocas conseguem discutir assuntos com os filhos sem perder a paciência. As mães gaúchas e do Recife ficaram com índices ainda menores, de 47% e 49%, respectivamente.
“Eu fiquei absolutamente estarrecida. Não é o que eu observo. Fiquei perguntando onde está a críticas desses jovens. É como se os pais fossem perfeitos”, avalia Rafael, representante do Instituto de Pesquisa Gerp e da Revista Seleções.
“O que realmente me surpreende é São Paulo avaliar praticamente 100% dos pais como excelentes. Significa a relação está excelente. Isso não é compatível com 14 a 18 anos”, contestou o psiquiatra Roberto Shinyashiki.
De acordo com os resultados gerais de todas as capitais, só 1% dos filhos reprovou totalmente seus pais e mães; 7% dos pais e 3% das mães poderiam ser melhores; 4% dos pais e mães foram considerados “satisfatórios”; 9% dos pais e 12 % das mães receberam o conceito “bom”; a grande maioria, 80%, foi avaliada como “excelente”.
Redação Terra
Pais de SP são mais compreensíveis, dizem jovens
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil