Começa a valer a partir desta quarta-feira o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A portaria que oficializa o modelo foi publicada nesta no “Diário Oficial de União”.
A nova carteira, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é mais difícil de ser falsificada que o modelo atual. O novo documento vai ter uma marca d’água da bandeira do Brasil, uma fita holográfica semelhante à da nota de R$ 20 e será confeccionada em um tipo de papel mais seguro, de cor azulada.
O documento terá também um código numérico de segurança, gerado por uma fórmula que só o Denatran conhece. A idéia é que um banco de dados com informações sobre os motoristas seja construído e possa ser consultado com o número.
A CNH também teve a diagramação modificada. No novo modelo haverá mais espaço para as observações, como “obrigatório uso de lentes corretivas” e “vedada atividade remunerada”, na parte traseira. Na frente, constarão nome, filiação, CPF e RG do motorista.
Os Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de cada Estado têm noventa dias para começar a emitir o nono modelo. Ao final deste prazo, os “espelhos” –documentos em branco– deverão ser destruídos.
Os motoristas não são obrigados a fazer outra CNH antes do vencimento do modelo atual, mas o Denatran permite que condutores peçam a nova carteira antes do fim da validade da carta antiga.
Folha Online