A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado (Sincrobrasil) emitiu uma nota de repúdio ao comentário com teor sexual do apresentador Guilherme Beltrão durante uma transmissão da Cazé TV sobre os atletas. A nota foi publicada nas redes sociais no sábado (3).
Conforme observou o ClickPB, a fala aconteceu na última quinta-feira (1º) , durante o programa Zona Olímpica. Os apresentadores estavam falando sobre nado sincronizado e Beltrão afirmou que os atletas da modalidade apenas iam para as Olímpiadas “comer gente”.
| Confira fala de Beltrão
“A Adenizia [jogadora de vôlei e comentarista do canal] é campeã olímpica, ela realmente importa para a competição. O ‘camarada’ do nado sincronizado, que não tem chance de medalha, tem que ir por dois objetivos: se superar e comer gente”, afirmou o apresentador.
Após comentário ir ao ar, a fala foi apontada pela atleta Gabriela Regly, medalhista pan-americana, como “machista”. Em vídeo no instagram a atleta afirmou que o comentário era um absurdo. “Você assistir a Olimpíada e ouvir na transmissão que atletas vão para a vila para ‘comer gente’, não sei nem falar, dá vontade de chorar. Só a gente sabe por tudo o que a gente passa. Escutar isso é um absurdo, falta de respeito tremenda”, disse em vídeo.
A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado (Sincrobrasil), através de nota, afirmou que “brincadeiras são sempre válidas, mas desrespeito nunca serão tolerados”, e pediu respeito pelos atletas.
| Confira nota completa da Sincrobrasil
Ver essa foto no Instagram
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também se pronunciou sobre o caso, repudiando as declarações. “A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) repudia as declarações feitas por alguns dos integrantes do programa Zona Olímpica, da CazéTV. Os Jogos Olímpicos são o sonho de todo e qualquer atleta e nenhum outro objetivo se sobrepõe a sua performance competitiva. Por isso, se dedicam por anos até chegar ao auge do esporte”, declarou.
| Resposta da Cazé TV
O YouTuber Casimiro, saiu em defesa de Guilherme Beltrão. Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que o assunto no momento era sexo na Vila Olímpica, e que o nado artítisco era um exemplo “hipotético”. Ele também apontou que o comentário teria sido tirado de contexto. “É só assistir ao vídeo completo que fica bem claro. NÃO ESTAMOS sacaneando a modalidade, apenas dando um exemplo hipotético”, disse.
Com informações Folha de Pernambuco