O Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras na Linha 4 do Metrô admitiu o uso de material de construção mais barato nos túneis. O engenheiro Wagner Marangoni, do Consórcio, disse ontem que foi utilizada manta de impermeabilização de PVC com 2 milímetros de espessura, enquanto o contrato determinava uso de manta com 3 milímetros. O material, importado da Suíça, foi colocado em pelo menos 4 km de túneis onde o método de escavação por explosão foi utilizado, segundo o jornal Estado de S.Paulo.
Um engenheiro civil que era ligado à obra, mas saiu por não concordar com o método de escavação, afirmou que engenheiros do Consórcio Via Amarela passaram quase um ano discutindo que espessura da manta usariam sem ao menos consultar o Metrô. Ele explica: "Não que a de 2 mm seja insegura, mas em locais onde o lençol freático exerce muita pressão é mais indicado implantar a manta de 3".
O motivo da troca, para o engenheiro civil, foi o custo. Calcula-se que o metro quadrado da manta de PVC de 3 milímetros, vendida no Brasil pela multinacional Sika S.A, custa de R$ 130 a R$150, já implantada. A de 2 milímetros, R$ 100.
Marangoni nega: "Na época não conseguíamos a manta de 3 mílimetros no mercado. Houve consenso com o Metrô de que seria usada uma de 2 milímetros. O Metrô disse que só responderá hoje se o Consórcio Via Amarela avisou da troca de material.
Redação Terra