Justiça

Marcelo Crivella vira réu por improbidade administrativa

Crivella teria se reunido com pastores e líderes evangélicos no Palácio da Cidade e prometido benefícios as pessoas ligadas àquela igreja.

Marcelo Crivella vira réu por improbidade administrativa

Crivella vira réu por improbidade administrativa — Foto:Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é acusado de favorecer igrejas evangélicas durante sua administração. A denúncia do Ministério Público foi acolhida pela Justiça que tornou o prefeito réu, por improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia, Crivella teria se reunido no mês de julho, com pastores e líderes evangélicos no Palácio da Cidade, sede da prefeitura. Na reunião, o prefeito teria feito promessas para beneficiar as pessoas ligadas àquela igreja.

Após a descoberta, o MPRJ fez a ação pública para denunciar a conduta do político.

De acordo com a ação movida, o gestor feriu o princípio do estado laico, expresso mó artigo 19 da Constituição da República, que determina a separação entre Estado e religião, garantindo a liberdade religiosa.

Para o MPRJ, o prefeito ainda “extrapolou todos os limites do razoável” em diversos atos durante a gestão e, portanto, a promotoria deseja dar fim à concessão de privilégios a um único grupo religioso. 

Por fim, no documento de mais de 40 páginas, é traçado um histórico de outras políticas municipais que violam a laicidade do estado, todas a mando do prefeito: o censo religioso das academias “Rio Ar Livre”; o Festival de Cinema Cristão na Cidade das Artes; o corte no patrocínio de eventos religiosos de matrizes afro-brasileiras; o controle de eventos com poder de veto diretamente pelo gabinete do prefeito; e a realização de eventos pela Igreja Universal do Reino de Deus em escolas públicas.

Entre os pedidos, o MP quer que a Justiça determine, por decisão liminar, que ele cumpra 12 determinações sob pena de afastamento do cargo, entre elas para que deixe de usar a máquina pública para a defesa de interesses pessoais ou de seu grupo religioso.

Também é pedido o fim do favorecimento da Igreja Universal do Reino de Deus, a abstenção de qualquer relação de aliança ou dependência com entidade religiosa que vise à concessão de privilégio; e não adote qualquer atitude discriminatória contra entidades ou pessoas que não professam sua fé.

Por fim, foi pedida a condenação de Crivella pela prática de improbidade administrativa determinando o ressarcimento integral do dano, a suspensão e de direitos políticos, o pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Veneziano solicita que AGU, CGU e Polícia Federal detalhem no Senado a atuação do governo no caso do INSS

2

Brasil

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de hoje

3

Brasil

CBF confirma contratação de Carlo Ancelotti como técnico da Seleção

4

Brasil

Ancelotti fecha contrato com a CBF e assume comando da Seleção Brasileira, diz jornal

5

Brasil

Agevisa alerta farmácias sobre prazo obrigatório de escrituração de medicamentos controlados