Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social revela que 51% dos moradores deixariam a cidade do Rio de Janeiro por causa da violência se tivessem oportunidade. Em todo o Estado do Rio, o índíce é um pouco menor: 47%. A pesquisa também mostrou que 52% dos cariocas se sentem inseguros, enquanto que no interior o índice é de 43%.
Outro fato constatado foi que 4,6% dos entrevistados foram vítimas de algum crime nos últimos 30 dias, o que, levando-se em conta a população, significa 483 mil ocorrências. A ocorrência mais comum é a de roubo: 206 mil casos. “Ou seja, acontecem cinco casos de roubo por minuto no Estado”, afirmou ao jornal O Globo publicado neste domingo Geraldo Tadeu Moreira Monteiro, diretor-presidente do instituto e professor da Uerj.
Cerca de 57% dos moradores do Estado afirmaram ter mudado seus hábitos por causa da violência. A maioria relatou que não sai mais de casa e, quando o faz, toma mais precauções (26%).
Foram entrevistadas por telefone 2.482 pessoas (54% mulheres), com mais de 16 anos, nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e 17 municípios do interior. A margem de erro da pesquisa, de acordo com os coordenadores, é de 2 pontos para mais ou para menos, já que foi realizada com base nos dados do IBGE referentes à população do estado, estratificada por critérios de sexo, idade e local de residência.
Redação Terra
Mais da metade dos cariocas quer deixar o Rio
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil