Brasil

Luz para Todos atende 3,5 mil aldeias brasileiras

None

Cerca de 3,5 mil aldeias indígenas em todo o país já têm luz elétrica graças ao Programa Luz para Todos. Na aldeia Sapukai, no município de Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, a luz elétrica chegou há um mês, mas inauguração oficial aconteceu ontem (26).

Desenvolvido pelo governo federal em parceria com os governos estaduais, o programa tem o objetivo de levar energia elétrica ás áreas rurais, onde vivem comunidades indígenas, quilombolas e também pequenos agricultores. No projeto da aldeia Sapukai o governo federal investiu R$ 117 mil.

A coordenadora das ações de eletrificação rural das áreas indígenas no país, do Ministério de Minas e Energia, Eustáquia Silva, diz que ainda neste ano mais de 20 aldeias serão beneficiadas nos estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Amazonas.

“O programa começou em 2003, mas neste ano é que estamos ampliando o atendimento, porque o processo é lento”, explica Silva. “Temos que conquistar a comunidade indígena, ou seja, conversar com os índios para saber se eles querem a luz elétrica. A maioria aceita, mas há comunidades que dizem que a novidade vai contra suas crenças.”

Em todo o país, o programa já beneficiou mais de três milhões de brasileiros. Para pedir a eletrificação, o morador da área rural deve procurar o escritório ou representante da empresa de energia elétrica que atende o seu município e solicitar a instalação, que é gratuita e inclui um kit com três pontos de luz e duas tomadas.

Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tumor raro faz jovem cearense sofrer mudança na cor de pele

2

Brasil

Ilê Aiyê mantém tradição de desfile sem brancos no bloco em 50 anos de história

3

Brasil

Avião da Força Aérea Brasileira cai após colidir com outra aeronave em São Paulo

4

Brasil

Adriano Galdino promulga lei que prevê vagas prioritárias para pessoas com deficiência em hotéis e pousadas na Paraíba

5

Brasil

Cães Iron e Ice detectam cocaína e maconha dentro de suplementos em encomenda via Correios no Rio Grande do Norte