Brasil

Lula já articula mudanças no Ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começou as conversas para montagem da sua nova equipe. Na manhã desta segunda-feira, Lula se reuniu com o ministro da

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já começou as conversas para montagem da sua nova equipe. Na manhã desta segunda-feira, Lula se reuniu com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e conversou com ele sobre seu substituto. Bastos disse, na semana passada, que não havia um nome definido, mas que conversaria com o presidente para saber quem o substituiria e sobre temas referentes à pasta.

O mais cotado para assumir o posto é o atual ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Mas, Lula ainda estuda se fará as mudanças de uma vez só ou se promove as trocas conforme for definindo os novos nomes. Bastos gostaria de sair imediatamente e negou na semana passada ter recebido novo pedido do presidente para ficar por mais um mês, enquanto a reforma ministerial não fica pronta. O ministro já fez inclusive sua mudança para São Paulo, tamanho o desejo de deixar o governo.

Ainda nessa semana, Lula pode convocar os presidentes dos partidos que compõem a coalizão do governo para pedir indicações. A reforma é o grande trunfo do presidente para acomodar os aliados descontentes com o resultado da disputa na Câmara dos Deputados.

Durante o almoço desta segunda, Lula se reuniu com o presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ainda hoje ele pode se encontrar com o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que chega à Brasília no final do dia.

As conversas são para dar os parabéns aos parlamentares e falar sobre a pauta no Congresso, mas também ajudam Lula a tirar a temperatura da base aliada e saber como pode fazer as melhores acomodações e curar as possíveis feridas que se abriram, principalmente na Câmara.

O presidente terá que usar sua habilidade para curar feridas e encontrar espaço para atender os 11 partidos aliados e que compõem a coalizão (PT, PMDB, PSB, PP, PTB, PDT, PV, PRB, PR, PCdoB e PSC).

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

2

Brasil

Em reunião ministerial, Lula diz que ministros não vão poder ‘fazer portaria’ sem passar pela Casa Civil

3

Brasil

Em Recife, Padre Fábio de Melo revela volta da depressão e pede oração a fiéis: ‘não vou desistir’

4

Brasil

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

5

Brasil

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio sobe para R$ 7 milhões; veja as dezenas