O tempo de espera na fila do banco já pode ser maior que 15 minutos sem conseqüências à instituição financeira. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) conseguiu, no dia 9 deste mês, uma liminar na 2ª Vara da Fazenda Pública que suspende os efeitos da lei 13.948, que começou a valer, na prática, em 29 de setembro de 2005. Com isso, as multas aplicadas até 120 dias antes da data da decisão estão canceladas.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, foram aplicadas, pelas subprefeituras, 730 multas aos bancos, até o dia 18 deste mês. A multa é de R$ 564, e o tempo de espera pode chegar a 30 minutos em dia de pagamento de servidores. Segundo a Secretaria de Negócios Jurídicos, a prefeitura vai analisar o teor da decisão para depois estudar as medidas cabíveis.
Para o juiz Marcelo Sergio, que concedeu a liminar, os bancos não têm como prever o tempo de espera nas agências. “Até mesmo questões de ordem psicológica podem retardar o andamento da fila, como, por exemplo, o cliente aposentado e sozinho que espera um pouco mais de atenção às suas opiniões sobre o cotidiano”, argumenta, em sua decisão. Outro motivo, para o juiz, é que apenas os bancos estavam sendo prejudicados pela lei, quando também há espera em outros órgãos públicos ou privados.
“Mesmo com essa liminar, temos projetos para diminuir a espera na fila, como o treinamento de funcionários para o ‘filtro’ do atendimento e a negociação para o débito automático de tributos”, disse o diretor jurídico da Febraban, Johan Albino Ribeiro. Segundo ele, há uma negociação avançada com a Prefeitura de São Paulo para que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) possa ser pago via internet.
Guarda-volumes
A Febraban também está na Justiça para derrubar a lei 14.030, que obriga a instalação de guarda-volumes em agências com portas giratórias. A intenção da regra, que vale efetivamente desde 27 de março, é que seja mais fácil a entrada no banco, sem que haja constrangimento de abrir a bolsa, por exemplo.
“Essa onda de violência em São Paulo só reforça o perigo da lei. E se uma bomba ou algo perigoso for deixado no guarda-volume?”, diz Ribeiro.
Segundo a prefeitura, 655 multas já foram aplicadas. A Febraban perdeu perdeu a ação em primeira instância e aguarda a análise do recurso no Tribunal de Justiça.
Agora
Justiça suspende limite de espera na fila de banco em SP
Tempo de espera na fila do banco já pode ser maior que 15 minutos sem conseqüências à instituição financeira
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil