Brasil

Justiça inocentou 65% dos médicos acusados de erro, diz estudo

Estudo do Conselho Regional de Medicina de São Paulo mostra que, entre 197 médicos e hospitais que foram estudados por serem acusados de matar e causar lesões e

Estudo do Conselho Regional de Medicina de São Paulo mostra que, entre 197 médicos e hospitais que foram estudados por serem acusados de matar e causar lesões em pacientes, 65% receberam absolvição e não tiveram de pagar indenizações. Além disso, 56% dos hospitais que eram réus foram inocentados. 

Apesar da pesquisa não tirar conclusões, ela é vista como alerta pelo conselho, representantes dos magistrados e integrantes de entidades a favor de pacientes.

Reinaldo Ayer de Oliveira, integrante do conselho e coordenador do estudo, afirma que existe a necessidade de esclarecer por que os pacientes entram na justiça. "Na minha opinião, é porque o médico não explica o tratamento", concluiu.

A análise se baseou em 353 decisões cíveis, proferidas entre os anos de 2000 e 2004, a maioria delas definitivas e do Tribunal de Justiça de São Paulo, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Gilmar Mendes vota para colocar Robinho em liberdade; placar está 3 a 1 para manter prisão

2

Brasil

Lula promete e defende liberação de licenças para petróleo na foz do Amazonas, dizem senadores Omar Aziz e Eduardo Braga

3

Brasil

Edital do concurso Pré-sal Petróleo S/A com 100 vagas e salários de R$ 19 mil será lançado em dezembro

4

Brasil

Prazo para pedir reaplicação de provas do ENEM termina hoje

5

Brasil

STJ valida cultivo medicinal da cannabis por empresas e dá prazo para regulamentação