O Governo Lula decidiu, nesta quarta-feira (16), não adotar o horário de verão para este ano. O anúncio do governo foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Como observado pelo ClickPB, o ministro afirmou que não há riscos de o país sofrer apagão, mesmo com a demanda pelo consumo de energia elétrica crescendo nos últimos meses e com a seca história vivenciada em diversos estados do país.
No mesmo anúncio, o ministro adiantou que o horário de verão será retomado em 2025 e que o Brasil vai buscar reforçar outros meios de produção de energia, além da utilização das hidrelétricas.
“Na última reunião com o ONS chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este verão. Temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, afirmou o ministro durante entrevista coletiva.