O professor e cientista político Flávio Lúcio analisa que as Eleições de 2024 sepultaram a polarização protagonizada por Lula e Bolsonaro, representados por seus partidos, o PT e o PL. Em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, do ClickPB, Flávio Lúcio ressalta que “o que se verificou foi a derrota da polarização”. Ele avalia que o eleitor tenha se cansado do cenário polarizado.
Segundo a análise de Flávio Lúcio em entrevista ao ClickPB, “onde o PT teve chances, foi com o PL. E onde o PL venceu também enfrentou ou um candidato do PT, como foi Cuiabá, ou Aracaju, que foi do PDT, mas muito ligado ao PT”. Quando se verificou o enfrentamento com partidos de centro-direita, a vitória foi ampla das demais legendas.
Apesar deste cenário desenhado, Flávio Lúcio observa que a polarização deve continuar ainda em 2026, considerando a permanência de Lula na disputa. Apesar de enfatizar que Lula já está idoso e que Bolsonaro está inelegível e não teria como ser candidato, “acho que essa polarização ainda vai se manter. Com Bolsonaro fora da disputa ela pode ganhar outras características”.