A falta de chuva que vem castigando o sertão alagoano desde o final do ano passado já deixou trinta municípios do estado em situação de emergência, enquanto que outras nove cidades deverão solicitar o decreto nos próximos dias.
O Exército Brasileiro contratou 52 caminhões-pipa para atender as áreas rurais dos 23 municípios mais afetados pela estiagem, principalmente para o abastecimento da população, já que os principais açudes da região estão praticamente secos.
Apesar da situação mais crítica ocorrer no semi-árido alagoano, a falta de chuva também já começa a prejudicar os municípios fora desta região, sendo que um dos nove municípios que solicitaram o decreto na última semana fica fora do sertão (Taquarana).
De acordo com os meteorologistas, a irregularidade da chuva vem ocorrendo desde o final do ano passado, mas se intensificou principalmente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, quando o estado quase não teve registro de precipitação.
Em Palmeira dos Índios, por exemplo, choveu somente 11 mm nos dois primeiros meses do ano, o que representa cerca de 10% da média histórica do período (100 mm). Já em Pão de Açucar, não houve registro de precipitação durante os dois meses.
A expectativa, entretanto, é de que a situação melhore gradualmente nas próximas semanas, principalmente a partir de abril, quando a estação chuvosa deverá se configurar no estado, permanecendo até o final de julho.
INFOTempo
Falta de chuva no interior de AL castiga 39 municípios
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil