Brasil

Exército e traficantes não fizeram acordo, afirma promotor

O promotor da Justiça Militar Ailton José da Silva negou que o Exército tenha feito qualquer tipo de acordo com traficantes no Rio de Janeiro

“Isso foi uma ficção maldosa que alguns jornais publicaram”, disse o promotor. Segundo Silva, as Forças Armadas não podem ser atacadas dessa forma, uma vez que têm 93% de credibilidade junto à opinião pública.


Para os três procuradores da Justiça Militar que participam de audiência na CPI do Tráfico de Armas, Ailton José da Silva, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz e Ione de Souza Cruz Mesquita, a cooptação de militares é um dos principais fatores para o roubo ou extravio de armamentos e munições das Forças Armadas.


Os procuradores, que há dois anos fizeram um levantamento sobre o crime, disseram que todos os casos registrados tiveram a participação de um militar. Na maioria das vezes, os responsáveis por desvios são recrutas. Segundo eles, o envolvimento de oficial, é mais raro. Ainda assim, eles identificaram um caso de dois majores, no Rio de Janeiro, que se envolveram no extravio.


Falta de controle


Os três promotores atuam em conjunto para combater o extravio de armas na área do Comando Militar do Leste, que engloba Rio de Janeiro e Espírito Santo. Entre 1999 e 2004, segundo eles, 52 armas de uso restrito foram extraviadas no estado do Rio.


O grupo registrou ainda desvio de munição, que não tinha uso controlado antes da instalação do grupo de trabalho, em 2003. Até então, o controle era feito por amostragem. Hoje há um controle integral, peça por peça.


“O controle item por item e a punição mais rigorosa dos militares descobertos fez com que os casos diminuíssem a partir de 2004”, disse Ailton José da Silva.

Fonte: Ultimo Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

‘Assustador’, diz passageiro que foi parar no bagageiro de avião após turbulência

2

Brasil

VÍDEO: baleias jubarte chegam à costa nordestina e surpreendem população

3

Brasil

França decide futuro do país em segundo turno das eleições

4

Brasil

Nos pênaltis, Brasil perde para Uruguai e está fora da Copa América

5

Brasil

Concurso: prazo para devolução da taxa de inscrição do CNU acaba hoje