Brasil

Ex-militar lidera tráfico no Morro da Providência

None

Um ex-militar é quem comanda as operações da quadrilha que controla o tráfico no Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro. Evanilson Marques da Silva, o Dão, cabo fuzileiro naval desertor, lidera o grupo de mais de 60 homens que enfrenta o Exército com 40 fuzis.

Dão é investigado pelo Centro de Inteligência da Marinha (CIM) por suposto envolvimento no ataque e roubo de um fuzil FAL de um sentinela no 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, em 2002.

O grupo comandado por ele atacou a tiros os militares em todos os dias de ocupação na região.

Quatro pessoas já ficaram feridas durante os confrontos. A última foi um menino de 12 anos, atingido no braço esquerdo no final da noite de sexta-feira. As primeiras vítimas foram um homem, uma mulher e um bebê de 26 dias.

Na favela, o comércio de drogas é grande devido à intensa circulação de pessoas no Terminal Rodoviário Américo Fontenelle e na Central do Brasil.

Além disso, segundo policiais civis, trabalhadores do Centro, de todas as classes sociais, compram entorpecentes na área às sextas-feiras, para usar no fim de semana.

Em setembro, o jornal O DIA flagrou traficantes exibindo armas de grosso calibre em pontos como a Pedra Lisa e nos acessos pelo Conjunto da Vila Portuária.

Segundo dados de investigadores da Polícia Civil, nas favelas ocupadas na cidade desde a semana passada, há cerca de 1.250 bandidos. Eles dispõem, de acordo com o levantamento, de pelo menos 485 fuzis, como o FAL, Parafal, AK-47, G-3 e AR-15.


O Dia

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Criança de 3 anos foge de creche em SP e é encontrada ferida após cair em barranco

2

Brasil

Brasil teve ao menos 31 bebês nascidos por dia de mães entre 8 e 14 anos nos últimos 5 meses

3

Brasil

Inscrições no Mais Saúde com Agente com 180 mil vagas são prorrogadas até segunda-feira

4

Brasil

‘Pix Garantido’: BC avança na modalidade que poderá ser alternativa ao cartão de crédito

5

Brasil

Conta de luz terá bandeira amarela em julho e subirá R$ 1,88 a cada 100 KW/h, informa Aneel