Brasil

Ex-juiz Nicolau deixa carceragem da PF e retorna à prisão

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto já deixou a carceragem da Polícia Federal, na cidade de São Paulo, segundo a assessoria da PF.

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto já deixou a carceragem da Polícia Federal, na cidade de São Paulo, segundo a assessoria da PF. Ontem, a desembargadora Suzana Camargo, do Tribunal Regional Federal da 3ª região, concedeu o pedido de liminar para que o ex-juiz retorne ao regime de prisão domiciliar. 

Desde julho de 2003, Nicolau cumpria prisão domiciliar na casa em que vive com a mulher, sob o argumento de que seu estado de saúde não permitia sua permanência em um estabelecimento do sistema penitenciário do Estado. O ex-juiz foi condenado a 26 anos de prisão pelo desvio de R$ 170 milhões na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.

Na semana passada, a Justiça aceitou um pedido feito pelo Ministério Público Federal para que o ex-juiz fosse transferido da prisão domiciliar para o regime fechado ou para um hospital penitenciário. Ele ficou detido na carceragem da PF e seria transferido nos próximos dias para o presídio de Tremembé (SP).

A defesa de Nicolau entrou com um habeas-corpus na mesma semana, com pedido de liminar, para o retorno ao regime de prisão domiciliar, com o argumento da idade avançada do ex-juiz (78) e que ele enfrentava problemas de locomoção, alimentação e depressão. 
 
Folha Online

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

‘Somente para brancos’: alunos de direito fixam cartaz em sala para simular segregação racial; colegas denunciam racismo

2

Brasil

Carroceria de caminhão se solta durante viagem e esmaga a própria cabine

3

Brasil

Plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes teria sido discutido na casa de ex-ministro de Bolsonaro, diz investigação da PF

4

Brasil

Fundador da igreja Bola de Neve morre em acidente de moto no interior de São Paulo

5

Brasil

STF decide hoje constitucionalidade da antecipação das eleições nas assembleias legislativas e resolução deve afetar Paraíba