Reclamação

Estudantes denunciam problemas no cartão de passe estudantil do BRB e dizem que créditos sumiram, em Brasília

Passageiros recebem aviso de 'cartão vencido' ao tentar embarcar em ônibus e metrôs. Responsável pelos cartões de mobilidade da capital, BRB nega instabilidade no sistema.

Estudantes denunciam problemas no cartão de passe estudantil do BRB e dizem que créditos sumiram, em Brasília

De acordo com os relatos, a mensagem que aparece nas catracas é de "cartão vencido". — Foto:Reprodução

Estudantes do Distrito Federal relataram, na manhã desta terça-feira (22), problemas ao utilizar os cartões de passe estudantil nos transportes públicos da capital. De acordo com os relatos, a mensagem que aparece nas catracas é de “cartão vencido”.

Ana Carolina Viana, de 32 anos, estudante de Gestão de Recursos Humanos, foi uma dessas pessoas. Ela só conseguiu embarcar, após pegar uma “carona” da motorista do ônibus, que pediu para a aluna “mostrar o cartão para a câmera” para que pudessem concluir a viagem.

Ela disse que, ao entrar em contato com o BRB Mobilidade, foi informada que a empresa não realizou a atualização cadastral de alguns estudantes para o segundo semestre e deu a previsão de cinco dias úteis para contornar o problema.

“Abri também uma reclamação na ouvidoria do GDF, pois a faculdade mandou os dados dos alunos no prazo e o BRB não atualizou. Ou seja, tem que ter um serviço mal prestado no processo”, pontua ela.

Em nota, o Banco de Brasília (BRB), responsável pelos cartões de mobilidade do DF, nega instabilidade no sistema e afirma que “a liberação do Passe Livre Estudantil ocorre de forma automática desde que as instituições de ensino tenham encaminhado a lista de matrículas dos alunos” (veja íntegra da nota abaixo).

Outros relatos

A estudante Nathielle Lourenço, 19 anos, também teve problemas para pegar o transporte público. Ela conta que muitos colegas deixaram de ir à faculdade por causa do mesmo problema. Para conseguir ir à aula desta terça, Nathielle precisou usar dinheiro.

Ana Beatriz Oliveira, 18, relatou a mesma situação no metrô. A estudante de psicologia foi à estação Centro Metropolitano, em Taguatinga, por volta de 7h30, e se deparou com alguns estudantes reunidos.

“Perguntei ao funcionário das catracas o que estava acontecendo e ele disse que alguns passes estudantis do Ensino Superior tinham sido bloqueados. Um funcionário apareceu para tentar reconfigurar uma das catracas, mas continuou com o mesmo problema depois de terminar o processo”, explicou ela.

De acordo com Ana Beatriz, não havia ninguém para direcionar os estudantes ou explicar o que estava acontecendo.

Lucas Mota, de 22 anos, afirma que vários colegas passaram pelo mesmo e não puderam ir para a faculdade. Para ele, a situação é “uma falta de respeito total com os estudantes que dependem desse passe para frequentar as aulas”.

“Tive que pagar a passagem com o meu dinheiro do almoço, para não ficar no prejuízo e perder a aula que era importante”, relata o estudante de Direito.

O que diz o BRB

“O BRB informa que o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) funciona normalmente nesta terça-feira (22/8), sem registro de indisponibilidade.

Informa, ainda, que a liberação do Passe Livre Estudantil ocorre de forma automática desde que as instituições de ensino tenham encaminhado a lista de matrículas dos alunos. Nos casos em que o envio não esteja regular, as escolas e universidades são notificadas. Alunos cujas instituições não tiverem feito o envio são orientados a solicitar a regularização nos estabelecimentos de ensino.

Por parte dos estudantes, vale lembrar que no início do semestre é necessário passar o cartão 2 vezes seguidas no validador. Além disso, o cadastro estudantil precisa estar atualizado, inclusive com o envio de foto pelo sistema de passe livre, além do cartão estar válido e em condições de uso. Alunos com pendências também recebem notificação por e-mail e pelo sistema de passe livre, sendo orientados a sanar as questões para a que ocorra a liberação de uso do benefício.

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