Brasil

Escolas começam a receber incentivo para projetos de ética e cidadania

Para receber o incentivo, a instituição precisava estar entre as 1,6 mil ligadas ao Programa Ética e Cidadania e ter desenvolvido bons projetos

A partir desta quarta-feira (15), 170 escolas públicas vão receber do Ministério da Educação (MEC) incentivos financeiros para seguir com projetos de promoção da ética e cidadania na sala de aula.

De acordo com o ministério, serão R$ 5 mil por escola este ano. Do total de beneficiadas, 120 são de ensino médio e 50 do ensino fundamental

Para receber o incentivo, a instituição precisava estar entre as 1,6 mil ligadas ao Programa Ética e Cidadania e ter desenvolvido bons projetos. Foi o caso da Escola Nazaré Rodrigues da Silva, que fica no município de Laranjal do Jari, no Amapá.

A professora Júlia Constatino de Medeiros conta que a escola pretende utilizar o dinheiro repassado pelo MEC na divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre os alunos. A idéia é combater o preconceito enfrentado por cerca de 20 alunos da escola que cumprem medidas sócio-educativas, como prestação de serviços à comunidade.

“Percebemos que não somente os colegas da escola, mas também os próprios pais, têm um preconceito muito grande em relação aos estudantes que cumprem essas medidas”, contou Júlia. De acordo com ela, o projeto Conhecendo o ECA começa a ser desenvolvido no dia 27 deste mês.

Lançado em maio de 2004, numa parceria entre o MEC e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Programa Ética e Cidadania tem o objetivo de levar para a sala de aula o debate sobre esses temas. Os resultados do programa estão sendo discutidos hoje em um seminário.

“Entendemos que a escola cumpre um importante papel no desenvolvimento de ações educativas propriamente ditas. A escola deve possibilitar que o aluno aprenda a viver numa sociedade como a nossa, que é marcada pela heterogeneidade”, destacou a coordenadora do programa, Lúcia Lodi, diretora de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do MEC.

De acordo com o secretário-executivo do ministério, Jairo Jorge da Silva, a idéia é estimular a convivência social não apenas no ambiente escolar, mas também na comunidade. “Vivemos uma crise de valores na sociedade e a escola é uma espécie de farol que ilumina e dissemina os valores que transformam o indivíduo, rompendo o seu individualismo e construindo ações de interesse de todos. Isso é cidadania”, afirmou Silva.


Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

2

Brasil

Cobra gigante é filmada por comerciante durante passeio em lago

3

Brasil

Ministro Silvio Almeida lança programa e diz que Paraíba vai ampliar investimentos para pessoas com deficiência

4

Brasil

Servidores do INSS confirmam paralização nesta quarta-feira em todo o Brasil

5

Brasil

Criança de 3 anos foge de creche em SP e é encontrada ferida após cair em barranco