Brasil

Enfarte mata mais no fim de semana, diz estudo

As chances de se sobreviver a um enfarte nos Estados Unidos são menores nos fins de semana, sobretudo devido à quantidade de médicos nos hospitais, segundo um e

As chances de se sobreviver a um enfarte nos Estados Unidos são menores nos fins de semana, sobretudo devido à quantidade de médicos nos hospitais, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira. Uma consulta feita em Nova Jersey entre 1999 e 2002, com 59.786 pessoas vítimas de enfarte do miocárdio, mostrou "uma clara diferença de mortalidade" 30 dias depois do ataque cardíaco, em função do dia de hospitalização dos pacientes.

Segundo os pesquisadores, neste caso (30 dias depois da hospitalização), a taxa de mortalidade varia de 12,9% a 12% entre as pessoas admitidas no hospital com este sintoma. Em termos de probabilidade, isto se traduz a um risco de morte por enfarte 7,5% mais elevado nos fins de semana do que durante a semana.

A diferença é maior 24 horas depois da admissão no hospital, com 22,2% mais riscos de morte se uma pessoa for hospitalizada entre a noite de sexta e a noite de domingo, destacaram os autores deste estudo, publicado no New England Journal of Medicine. Um dia depois da hospitalização, a taxa de mortalidade após um enfarte passa de 3,3% no fim de semana para 2,7% durante a semana.

AFP

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Aposentadoria híbrida ou mista: entenda como funciona a soma de tempo rural e urbano para obter o benefício.

2

Brasil

Avião retorna ao aeroporto após colidir com pássaro em Brasília

3

Brasil

Entenda a relação entre a infecção por VSR e a bronquiolite

4

Brasil

Entenda o nível 4 de calor e como se proteger da alta temperatura

5

Brasil

STF estende Lei Maria da Penha a casais homoafetivos e mulheres trans