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Empresa anuncia novo trem que funciona a hidrogênio e bateria; conheça

A estreia mundial ocorreu em Berlim, na Alemanha, onde 38% das linhas ferroviárias não são eletrificadas.

Homem é encontrado morto às margens da linha do trem no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa

A fabricante suíça de materiais ferroviários Stadler Rail anunciou um novo modelo de trem que utiliza tecnologias modernas para preservar o meio ambiente: o veículo é movido a bateria elétrica e hidrogênio. Batizado de Regio-Shuttle Zero (RS Zero), o protótipo foi apresentado como sucessor do modelo Regio-Shuttle RS1, com o diferencial de utilizar uma fonte de energia que não emite CO2 e, assim, causa menos danos ao meio ambiente.

Apesar de ser fabricado com um design futurista para um trem, o RS Zero mantém as mesmas faixas de janela trapezoidais dos modelos RS1. De acordo com a companhia, a estreia mundial ocorreu em Berlim, na Alemanha, onde 38% das linhas ferroviárias não são eletrificadas. A ideia é oferecer um veículo que facilite a transição energética na Alemanha e no restante da Europa.

Como o RS Zero pode ser abastecido tanto por eletricidade quanto por hidrogênio, não importa qual forma de reabastecimento seja escolhida. Além disso, os veículos pode ser ajustados para se adaptarem às condições específicas de cada linha ferroviária.

A fabricante disponibilizou o trem em dois modelos distintos: um simples, com capacidade para 70 passageiros, e outro duplo, para 150 passageiros. O modelo oferece assentos padrão e assentos para quem deseja mais privacidade, além de assentos para cadeirantes, banheiro e uma área para transportar bicicletas, carrinhos de bebê e malas.

“O Regio-Shuttle RS1 é uma parte importante da história da Stadler. Entregamos o último veículo a um cliente há 11 anos. Agora estou feliz por começarmos um novo capítulo nesta história de sucesso com o RS ZERO, que nos permite expandir ainda mais nossa liderança tecnológica no campo de tecnologias de acionamento alternativas”, disse o presidente do Conselho de Administração do Stadler Group, Peter Spuhler

RS Zero: hidrogênio e bateria
Além de utilizar hidrogênio e bateria, o acabamento interno do veículo foi produzido com 98% de materiais recicláveis e livre de borracha sintética, segundo a empresa. Por exemplo, o painel da parede lateral foi fabricado com diferentes tipos de materiais recicláveis, como garrafas PET, e o sistema de ar-condicionado é, supostamente, menos prejudicial ao meio ambiente.

O modelo também oferece excelentes diferenciais para passageiros com mobilidade reduzida, pois foi fabricado com piso baixo e sem degraus. Para quem estiver na Alemanha durante este mês, é possível visitar a exposição do protótipo RS Zero no evento InnoTrans 2024, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, em Berlim.

“Nosso objetivo era desenvolver um veículo particularmente leve que permitisse uma operação sem emissões em rotas secundárias. Com o RS ZERO, estamos oferecendo aos nossos clientes um trem que combina eficiência com o máximo conforto e fornece a melhor acessibilidade possível para todos os passageiros”, disse o vice-presidente executivo de marketing e vendas do Stadler Group, Ansgar Brockmeyer.

A Stadler Rail também já disponibilizou veículos no Brasil; foram produzidas locomotivas elétricas He 4/4 para o sistema ferroviário de Paranapiacaba, cidade do interior de São Paulo.

 

CNN

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