Mais um leilão administrativo de bovinos das raças Gir, Sindi e Guzerá será realizado pela Emepa na sua estação experimental, em Alagoinha, no dia 8 de abril. O evento coincide com o lançamento, nas regiões do Brejo e do Agreste, da campanha de vacinação contra a febre aftosa, como forma de contribuir para repassar as matrizes e reprodutores da melhor qualidade genética, seguido de torneio leiteiro, segundo afirmou o presidente da empresa, Miguel Barreiro Neto. Serão leiloados 40 animais destas três raças.
Todos os eventos contam com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. Pelo menos 300 pessoas participarão do evento pecuário, que já se tornou tradicional, quando também tomarão conhecimento das outras tecnologias desenvolvidas pela Emepa.
O presidente da Emepa explicou que o leilão anual normalmente se realiza no mês de setembro, mas ficou decidido que este seria realizado em abril para atender aos criadores que necessitam de animais reprodutores e matrizes de pura origem para melhoramento de seus rebanhos. A proposta é facilitar o acesso para quem não tem como obter mais de um animal.
“É uma oportunidade para todos os criadores destas raças adquirirem animais de boa qualidade, hoje reconhecidos em todo o País”, afirmou. Miguel Barreiro lembrou que os participantes terão acesso as diversas demonstrações sobre as atividades da Emepa nas suas estações experimentais.
Sobre a Estação Experimental de Alagoinha, lembrou que em 50 anos de atividades de pesquisas, prestando grande serviço à Paraíba, tem ajudado a melhorar a pecuária brasileira, constituindo um plantel de excelente qualidade.
O presidente da Emepa disse que a proposta é transformar o evento comercial do leilão num momento de reflexão sobre a importância para o controle da febre aftosa, cujo controle faz parte de uma estratégia do Governo do Estado.
Fonte: Secom PB