Discutir formas de melhorar a conservação em cativeiro das espécies de animais brasileiras e, posteriormente, garantir a sobrevivência desses bichos na natureza. Segundo o diretor do Zoológico de Brasília, Raul Gonzáles, esse será um dos temas a serem discutidos no 30º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, que começa hoje (28) e termina na sexta-feira (2) na capital federal. O tema do encontro é o papel dos zoológicos na preservação da biodiversidade.
Gonzáles disse, em entrevista à Agência Brasil , que muitos zoológicos brasileiros se transformaram em berçários (locais onde os animais passam os primeiros estágios da vida) e que há muitos anos todos eles trabalham para preservar e multiplicar a vida desses animais. Ele conta que existem hoje cerca de 50 mil animais, a maioria pertencente a espécies em extinção, em cativeiro nos zoológicos do país.
O congresso está aberto a toda comunidade, principalmente a educadores ambientais. “A educação ambiental é um dos pontos fundamentais para a conservação da biodiversidade”, comentou o diretor. “Não adiante só ter os animais e reproduzi-los. É preciso educação para que as florestas não sejam desmatadas e os animais capturados de forma ilegal.” O evento deve reunir veterinários, biólogos, gestores de zôos e estudantes da área. As inscrições podem ser feitas pelo site www.zoo2006.com.br.
Agência Brasil
Econtro em Brasília discute papel dos zoológicos
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil