Expectativa

Eclipse solar total privilegia observadores da Paraíba e Rio Grande do

Uma rara ocorrência da natureza, o eclipse solar total tem início ao nascer do Sol desta quarta-feira, 29, às 05h35m

O eclipse solar total, que acontece nesta quarta-feira, 29, é considerado pelos especialistas como o mais emocionante dentre todos os fenômenos astronômicos, e é o primeiro deste tipo visível no Brasil neste século. Este fenômeno raro se repetirá no território brasileiro somente em 2045.

O eclipse total poderá ser visto de maneira privilegiada pelos moradores de várias cidades situadas no Leste e Sudeste do Rio Grande do Norte e no Nordeste da Paraíba. Uma rara oportunidade de contemplar o Sol nascer na forma de um fino crescente que, poucos minutos depois, será totalmente ocultado pelo disco lunar, dando lugar à belíssima visão da coroa solar. Tem início a partir das 05h35m, ao nascer do Sol.

O trajeto da sombra do disco lunar na superfície terrestre (umbra) começa no Brasil, estende-se pelo oceano Atlântico, nordeste da África e Ásia Central, terminando na Mongólia, na China. A região da penumbra (que ladeia a umbra) é bem mais larga, atinge África, Europa e Ásia, onde o eclipse será parcial.

A faixa da umbra tem cerca de 129 km de largura. Sua linha central passa ao lado das cidades Currais Novos, Presidente Juscelino e São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte. Na linha central o eclipse dura cerca de 1m 36s, e diminui para pouco menos que 1m nas bordas da sombra. Em Natal a totalidade ocorrerá entre 5h 35m 02s e 5h 36m 34s.

O diretor do Planetário da Paraíba, instalado nas dependências da Fundação Espaço Cultural (Funesc), o astrônomo Damião Carvalho, viajou até a cidade de Nivia Floresta, no Rio Grande do Norte a fim de observar o eclipse. Segundo informa um dos técnicos do Planetário, Trajano, “este é um dos locais mais privilegiados para observar o acontecimento, o ponto culminante”. Os frutos dessa observação, fotos e estudos, poderão ser vistos depois no próprio Planetário.

No último dia 14 de março, tivemos um eclipse lunar penumbral, quando a Lua passa apenas pela penumbra. Além do eclipse total desta quarta-feira, estão previstos para este ano um eclipse lunar parcial no dia 07 de setembro e um outro eclipse solar anular, quando o tamanho aparente da Lua é menor que o Sol, para 22 de setembro.

O Planetário – O Planetário de João Pessoa foi inaugurado em 18 de junho de 1982, como o primeiro Planetário do Norte-Nordeste, e possui um projetor modelo Spacemaster, fabricado pela Carl Zeiss, da antiga Alemanha Oriental. A cúpula mede 12,5 metros de diâmetro e tem capacidade para 135 espectadores. De segunda a sexta o espaço, que funciona como um importante recurso didático, recebe estudantes em sessões agendadas junto às escolas. Aos sábados e domingos é aberto ao público em geral, com sessões às 17 horas. Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00, meia-entrada.

Recomendações – Ainda que o eclipse ocorra ao nascer, não olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada dos olhos. Na totalidade, quando o disco solar estiver totalmente ocultado pelo disco lunar, ou seja, durante a escuridão, pode-se observar o eclipse sem proteção. Antes e depois da totalidade use filtros solares ou óculos próprios. Não improvise com filmes velados, vidros esfumaçados, reflexão em superfície aquosa, etc.. Prefira os métodos indiretos, como reflexão da imagem por espelho sobre um anteparo ou projeção da imagem de um instrumento óptico (binóculos, luneta, lente, etc.).


Lilla Ferreira
Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

STJ manda servidores do Ibama em greve voltarem ao trabalho

2

Brasil

Brasil tem mais mortes por dengue em 6 meses que em 7 anos somados

3

Brasil

STF sugere meta anual para redução da letalidade policial no Rio

4

Brasil

Polícia Federal decide indiciar Bolsonaro nos inquéritos das joias e das vacinas

5

Brasil

Pastor da Assembleia é flagrado com fiel em motel no DF e renuncia ao cargo