
O advogado criminalista Diego Cazé afirmou que houve uma tentativa de golpe em relação ao 8 de janeiro. Em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, Diego Cazé explicou que a a simples tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito já é punida.
“Se presume que se o golpe fosse concretizado, nós não teríamos condições democráticas para julgar aquelas pessoas que realizaram e concretizaram o golpe”, explicou.
Segundo Diego Cazé, a Procuradoria Geral entendeu que a conversa entre Bolsonaro e os generais configurou a tentativa de abolição do estado democrático de direito e golpe de Estado.
Conforme observou o ClickPB, Diego afirmou que julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser concluído até o final de 2025.
“Foi feito um levantamento que a pretensão de se encerrar essa instrução deste processo, ou seja, um processo sem precedentes na história do país, se fizesse até o final do ano, seria quatro vezes maior do que a média do da tramitação de tempo comum dos processos originários do Supremo Tribunal Federal”, explicou.
Diego Cazé defende tempo adequado do processo para evitar precipitação. Segundo ele, a pressa só gera mais críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“Eu acho isso muito arriscado. É preciso que a gente venha a punir adequadamente na forma da lei, aqueles que foram envolvidos nessa tentativa de abolição ao Estado Democrático de Direito, que tentaram dar um golpe de Estado, claro. Mas é preciso que a gente respeite as regras do jogo e o tempo adequado do processo, permitindo o contraditório. Acho que esse assodamento, ele só permite mais críticas ao Supremo Tribunal Federal”, declarou.
Leia mais no ClickPB: