A partir do dia 22 deste mês, o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) deve começar a buscar assinaturas para pedir a abertura de mais uma CPI na Assembléia Legislativa de São Paulo. A comissão estará focada nas obras do metrô paulista.
Na última sexta-feira (12), um canteiro de obras da futura estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, na zona oeste da cidade, desabou. O acidente, de acordo com as construtoras responsáveis pela obra, ocorreu devido à instabilidade do solo da região, agravada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade dias antes.
A cratera deixada pelo acidente engoliu veículos e ao menos sete pessoas.
Segundo a assessoria do deputado, a CPI deve questionar o nível de segurança e os métodos de construção da linha do metrô, que já havia sido objeto de denúncia do Sindicato dos Metroviários.
O regimento da Assembléia exige a assinatura de 1/3 dos deputados da Casa para a criação de uma CPI, com o limite de cinco comissões em funcionamento. Hoje, a Assembléia está em uma espécie de recesso branco, sem votações em plenário e somente com as comissões em funcionamento.
No final do ano passado, Simão Pedro já havia recorrido ao Ministério Público contra as obras no metrô paulista.
Folha Online