O Curador do Cidadão da Comarca de João Pessoa/PB, Dr. Walberto Lira, revelou ao portal ClickPB que está fazendo visitas aos 7 lares de idosos da capital, desde ontem (23), buscando identificar casos de idosos que estão tendo seus benefícios subtraídos criminosamente por familiares.
Segundo Dr. Walberto, “já foi solicitado a Secretaria de Saúde do Município uma equipe de 3 médicos que possam analisar a capacidade desses idosos de gerir seus recursos financeiros e este serviço já começou pela Vila Vicentina, onde residem aproximadamente 60 velhinhos”, garantiu o promotor.
O caso mais comum deste crime é quando um parente leva o idoso a um cartório e este assina, ou simplesmente coloca sua impressão digital em uma procuração que autoriza um terceiro a gerir seus vencimentos, posteriormente o parente abandona o titular da aposentadoria em um desses asilos, recebendo os benefícios e cometendo um crime previsto no Estatuto do Idoso.
Constatado o crime a vítima tem imediatamente um curador nomeado para administrar seus vencimentos e o parente que praticou a irregularidade é indiciado criminalmente. Até o momento não existem números que possam traçar um perfil da infração na Paraíba, porém segundo o curador, “esta é uma ação no atacado e em breve estaremos revertendo os primeiros casos de abuso com estes idosos”, garantiu.
“Ontem mesmo recebi, pela imprensa, a denúncia de uma idosa que está sendo lesada por um parente aqui na capital, com base nessas informações estaremos atentos averiguando caso a caso”, garantiu Dr. Walberto.
Janildo Silva
Clickpb
Curadoria do cidadão investiga possíveis casos de desvio de aposentado
Dr. Walberto Lira: “recebemos denúncias de aproximadamente 100 idosos que estariam sendo prejudicados”
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil