Brasil

Crimes comuns caíram 45% durante ataques em SP

Homicídios (240%), por conta dos atentados promovidos pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), roubos de carros (0,8%) e de ônibus (6 casos a mais) foram os crim

O total de crimes comuns caiu 45% em São Paulo, durante a onda de violência que atingiu o estado. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria da Segurança Pública.

O estudo sobre a influência das ondas de ataque do crime organizado contra a polícia na criminalidade comum é de autoria do pesquisador Túlio Kahn, coordenador da CAP.

De acordo com o Jornal da Tarde, de um total de 45 tipos de crimes pesquisados no sistema de Informações Criminais (Infocrim), apenas três tiveram aumento quando comparados os totais registrados de 5 a 9 de maio com o que foi informado à polícia entre os dias 13 e 17.

Os crimes que cresceram foram: homicídios (240%), por conta dos atentados promovidos pelo PCC (Primeiro Comando da Capital), roubos de carros (0,8%) e de ônibus (6 casos a mais).

Todos os demais crimes no Estado diminuíram. O recorde ficou com o roubo a estabelecimentos comerciais, com uma diminuição de 72% dos casos. Kahn afirma que a diminuição não pode ser explicada pelo medo de se comparecer à delegacia, pois os furtos de veículos caíram 47,7%. Esse é o tipo de delito, explica o pesquisador, que a população não deixa de registrar.

Primeiro, por causa do recebimento do seguro do veículo e, depois, pelo fato de ele poder ser registrado pela internet, dispensando o comparecimento à delegacia.


Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Lessa diz que ganharia R$ 25 milhões para matar Marielle: “Fiquei cego”

2

Brasil

Flávio Lúcio analisa resultados das Eleições 2024 e vê queda de PT e PL: “derrota da polarização”

3

Brasil

Mulher tira a roupa ao tentar entrar no Planalto e pede para se ‘encontrar’ com Lula; ela foi encaminhada para Hospital

4

Brasil

Paciente é surpreendida com filme erótico em televisão na sala de espera de Hospital “Gente, que horror”

5

Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe o uso de celular em escolas públicas e privadas