Mesmo com a boa média de chuvas registrada em João Pessoa desde o final de fevereiro, a Defesa Civil Municipal garantiu à reportagem do ClickPB, que até o momento não recebeu nenhum chamado grave pelo plantão 24h.
Para o coordenador do órgão Manuel Dure, o clima de tranqüilidade é decorrente do Plano de Contingência desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa para este ano. O Plano está em sua primeira fase de execução. “Esta etapa corresponde à retirada de lixo e entulhos pela Emlur em encostas, barreiras e galerias, localizados principalmente em regiões ribeirinhas. Após esse trabalho a Seinfra vai iniciar pequenas reformas de concertos e pavimentação nessas áreas. Esse tipo de ação preveniu os problemas deste ano”, esclareceu.
Das 11 áreas consideradas de risco iminente em João Pessoa, três estão localizadas no Bairro do Cristo. As comunidades Novo Horizonte, Boa Esperança e Monte das Oliveiras, são as que costumam registrar o maior número de acidentes decorrentes das chuvas.
O Plano de Contingência 2006 compreende uma série de ações de prevenção e controle, executadas pela Comissão Municipal de Defesa Civil, que envolve as secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Comunicação Social (Secom), do Planejamento (Seplan), do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), de Meio Ambiente (Semam), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), além do SAMU e STTRANS. A Defesa Civil Municipal pode ser acionada 24h, pelo telefone 0800-285-9020.
Lívia Falcão
ClickPB
Chuvas: Defesa Civil garante que volume de águas ainda não preocupa
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil