Brasil

Chirac quebra o protocolo em chegada ao Brasil

Quebrando o protocolo, durante revista à tropa, o presidente da França, Jacques Chirac, cumprimentou com um aperto de mão o comandante do Batalhão da Guarda Pre

O presidente da França, Jacques Chirac, chegou na manhã desta quinta-feira (25) ao Palácio do Alvorada. Quebrando o protocolo, durante revista à tropa, ele cumprimentou com um aperto de mão o comandante do Batalhão da Guarda Presidencial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia recepcionaram o presidente francês enquanto aeronaves da Esquadrilha da Fumaça faziam uma apresentação aérea. Os pilotos escreveram, com manobras, as palavras “France-Brasil” (França-Brasil).

Lula e Chirac devem conversar sobre a produção de biocombustíveis em países em desenvolvimento e também sobre a redução nos subsídios agrícolas europeus. Está prevista ainda a assinatura de seis acordos de cooperação entre Brasil e França. Um deles deve ser na área de Ciência e Tecnologia.

Antes de chegar à residência oficial de Lula, o governante francês visitou a sede do Supremo Tribunal Federal, onde se reuniu com a presidente da Corte, juíza Ellen Gracie Northfleet.

Depois da reunião entre os governantes e de uma entrevista coletiva conjunta, Chirac assistirá a uma sessão solene no Congresso Nacional. A visita será encerrada com um jantar no Palácio do Itamaraty. Na sexta-feira, Chirac viajará ao Chile, que não recebe visita de um presidente francês desde 1964, quando Charles de Gaulle foi ao país.


Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Supersalários: ministros do STM recebem mais de R$ 300 mil em penduricalhos

2

Brasil

Funcionária de lotérica confessa furto de bilhete premiado de R$ 34 mil da Mega-Sena

3

Brasil

Apesar de ir ao STF, investigação do ‘Rei do Lixo’ segue na PF da Bahia

4

Brasil

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

5

Brasil

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”