Pódio brasileiro

Caldeira vence 81ª São Silvestre que tem 4 brasileiros no pódio

O brasileiro Marilson Gomes dos Santos coloca seu nome na galeria dos mais importantes da história da Corrida Internacional de São Silvestre.

O brasileiro Marilson Gomes dos Santos coloca seu nome na galeria dos mais importantes da história da Corrida Internacional de São Silvestre. Ele conquista o bicampeonato, iguala o feito de José João da Silva e leva o país ao empate com seu maior rival na competição: agora são nove títulos nacionais contra nove do Quênia, desde que a prova tornou-se internacional.

O atleta brasiliense conseguiu a façanha ao superar um dos principais candidatos ao título, o queniano Robert Cheruiyot. O africano buscava o tricampeonato, mas completou a prova na segunda colocação. O terceiro lugar deste sábado ficou com outro queniano Patrick Ivuit. Mas o Brasil teve outro representante no pódio: Rômulo Wagner, quarto colocado. O etíope Nigusse Ketema completou o pódio.

"Quando ganhei pela primeira vez foi uma emoção única e queria sentir isso de novo", comemorou Marílson, no topo do pódio, mesmo lugar onde ele esteve em 2003, em sua primeira conquista.

Foram 20 anos até o Brasil voltar a ter um bicampeão na fase internacional da prova. José João da Silva reinou nesse período, com as conquistas em 1980 e 1985. Antes de Marilson e José João da Silva, apenas Sebastião Monteiro, em 1945 e 1946, havia conquistado dois títulos.

A prova

A disputa entre Marilson e Cheruiyot foi a essência da corrida. No início do percurso, eles preferiram não seguir o ritmo puxado ditado pelo brasileiro Erich Trapp, que funcionou como coelho. Mas não se afastaram do pelotão da frente.

Na subida do elevado Costa e Silva, a situação começou a se delinear melhor. A equipe líder ficou mais restrita, incluindo a dupla, os quenianos Mathew Cheboi e David Chepkwony e os brasileiros Rômulo Wagner e Franck Caldeira, que acabou caindo durante o percurso e abandonou a prova.

No começo do Largo Paissandu, Marilson começou a impor seu ritmo, deixando para trás o queniano. A vantagem não foi mais perdida e o brasileiro conseguiu assegurar o bicampeonato com relativa tranquilidade.

Apesar do calor, chegou inteiro ao final do percurso e mesmo na temida Brigadeiro Luís Antonio manteve a passada tranqüila, vendo o principal adversário bem atrás.

Confira o tempo dos dez primeiros colocados da 81ª Corrida de São Silvestre:

1 – Marilson Gomes dos Santos (BRA) – 44min21
2 – Robert Cheruiyot (QUE) – 45min17
3 – Patrick Ivuit (QUE) – 45min30
4 – Rômulo Wagner da Silva (BRA) – 45min32
5 – Nigusse Ketema (ETI) – 45min36
6 – Mathew Cheboi (QUE) – 45min53
7 – Alan Wendell Bonfim Silva (BRA) – 46min01
8 – Elenilson da Silva (Brasil PR): 46min09seg
9 – Elijah Kipkemboi Yator (QUE) – 46min13
10 – John Kiprotich Chemisto (QUE) – 47min06 

Site oficial São Silvestre

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Sem Marçal, Bolsonaro supera Lula na disputa em 2026, diz Paraná Pesquisas

2

Brasil

Lula vai sancionar projeto que limita uso de celulares em escolas; entenda

3

Brasil

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump

4

Brasil

Fortes chuvas: três pessoas morrem após trecho de rodovia ceder em Sergipe

5

Brasil

Flávio Dino manda governo definir regras para instituições de ensino prestarem contas sobre uso de emendas