O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, José Alencar, tomarão posse do segundo mandato na segunda-feira. A festa de posse terá início às 15h45 do dia 1º de janeiro, quando Lula sai da Catedral de Brasília em carro aberto e desfila pela Esplanada acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, do vice-presidente, José Alencar, e de sua mulher, Mariza Gomes.
Depois do desfile, Lula chegará ao Congresso Nacional às 16h, onde será oficialmente empossado presidente. Lula e Alencar serão recebidos na rampa de acesso ao Congresso pelos presidentes do Senado e da Câmara: Renan Calheiros (PMDB-AL) e Aldo Rebelo (PC do B-SP), respectivamente. Em seguida, seguirão para o plenário da Câmara, onde se dará a posse.
Cerca de 1.200 convidados assistirão a solenidade no Congresso, que deve durar 1 hora e meia.
Já empossado, o presidente fará no Congresso o primeiro discurso do novo mandato. Em seguida, Lula e Alencar retornam ao Palácio do Planalto. E
No Palácio, Lula não participará da tradicional cerimônia de transmissão da faixa presidencial. Lula colocará a faixa nele mesmo, sem nenhuma cerimônia pública. Quando Fernando Henrique Cardoso foi reeleito, em 1998, foi o chefe do cerimonial quem colocou a faixa no presidente, no dia da posse.
Já com a faixa presidencial no peito, Lula subirá a rampa do Palácio e se dirigirá ao parlatório, onde discursará para os convidados e o público presente na Praça dos Três Poderes.
Após o discurso do presidente, terá início na Praça dos Três Poderes um ato cultural com a apresentação de uma série de atrações musicais entre eles, a banda Olodum, a dupla Zé Mulato e Cassiano, o cantor Geraldo Azevedo e a bateria da Mangueira. Os artistas não cobraram cachê para participar do evento.
Folha Online