A Polícia Federal prepara para esta semana mais uma operação de combate ao turismo sexual no Estado do Rio Grande do Norte (RN), informou a agência governamental Brasil.
Na madrugada do último sábado, 110 estrangeiros, entre eles portugueses, espanhóis, italianos, noruegueses e suíços, foram detidos num clube nocturno em Natal, capital do Rio Grande do Norte, numa acção policial contra o turismo sexual.
De acordo com o delegado regional da Polícia Federal no RN, Luís Fernando Ayres, este tipo de operação ocorrerá periodicamente no Estado. «Queremos que o problema seja pelo menos controlado», afirmou Ayres à agência Brasil.
Segundo o mesmo responsável, a ideia é constranger os turistas que vêm ao Brasil com a intenção de procurar prostitutas.
«O turismo sexual é mal visto porque há pessoas a ganhar dinheiro explorando as mulheres, explorando as necessidades humanas dessas mulheres. Elas não encontram emprego, não encontram nada na área social e a única coisa que elas vislumbram é ser garota de programa», assinalou o delegado.
A operação de sábado em Natal não resultou em qualquer prisão, já que todas as mulheres do clube eram maiores de idade.
No Brasil, apenas o turismo sexual com crianças e adolescentes é considerado crime, e as penas variam de dois a cinco anos de prisão.
Após prestarem depoimentos na sede da Polícia Federal de Natal e apresentarem documentos, os turistas estrangeiros foram libertados.
Diário Digital / Lusa
Brasil: Polícia Federal prepara acções contra turismo sexual
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil