O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, chegou ao Espírito Santo na madrugada desta sexta-feira. Ele vai acompanhar o depoimento de uma testemunha em um dos processos ao qual responde. Beira-Mar participa de audiência em uma cidade localizada na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. O nome da cidade não foi divulgado por questões de segurança.
Beira-Mar chegou a Vitória pouco depois da meia-noite, em um monomotor (prefixo PR-AAB) da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele foi transferido do Presídio Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná, para a carceragem da Superintendência de Polícia Federal no Espírito Santo, em Vila Velha, onde passou a noite.
Quatro viaturas e dez agentes da Polícia Federal (PF) já o esperavam no aeroporto. Ele desceu do avião algemado e foi escoltado pelos policiais federais direto para um furgão da PF, que aguardava na pista. Em seguida, o comboio deixou o aeroporto em alta velocidade, em direção à Vila Velha.
Segundo informações ainda não confirmadas pela PF, um outro detento, conhecido como "Rogerinho do Village", também estava no vôo. Ele também cumpre pena na Penitenciária Federal de Catanduvas.
Beira-Mar deixou a Penitenciária de Catanduvas, onde estava preso desde julho do ano passado, por volta das 16h desta quinta-feira. O avião poderia ter chegado mais cedo ao Espírito Santo, mas fez uma escala no Rio de Janeiro.
Beira-Mar ganhou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de estar presente a todas as etapas dos processos a que ele e seu advogado respondem, mesmo que a penitenciária de Catanduvas (PR), onde cumpre pena, tenha sistema de videoconferência. Na segunda-feira, ele segue para o Rio de Janeiro, onde participa de outra audiência em que testemunhas prestarão depoimentos.
Redação Terra