Quatro dias depois de ter garantido por decreto-lei o aumento da participação de estrangeiros em seu capital, o Banco do Brasil publica nesta segunda-feira o cronograma da oferta pública global secundária de ações, que vai colocar à venda cerca de 7,5 por cento do capital do banco.
A oferta foi marcada para o dia 28 de junho e o encerramento total da operação, com venda de lotes adicionais, para 27 de julho.
Segundo o comunicado do BB, no dia 2 de agosto sairá o anúncio de encerramento da oferta, que terá a adesão de dois acionistas, a BNDESPar, empresa de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, dona de 5,7 por cento do BB; e da Previ, fundo de pensão do banco que tem 13,9 por cento do seu capital.
O Tesouro Nacional, dono de 72,1 por cento do capital, colocará o maior lote, de 45.441.459 ações, ou cerca de 5,6 por cento das ações. A BNDESPar e a Previ farão oferta suplementar de até 6.816.219 ações, dependendo da demanda, e mais 9.088.292 somente da BNDESPar.
O valor da oferta será estipulado a partir das intenções de compra pelo processo de “bookbuilding”, onde investidores fazem lances de preço e volume que pretendem comprar, informa o BB.
Na Bolsa de Valores de São Paulo, às 13h desta segunda-feira, as ações ordinárias do BB eram negociadas a 59,25 reais, em alta de 0,58 por cento, com 130 operações fechadas, enquanto o índice referencial do mercado, o Ibovespa cedia 1,14 por cento.
Para viabilizar a operação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto no dia 1o de junho, autorizando o aumento de participação estrangeira no capital do banco, de 5,6 por cento para 12,5 por cento.
Está prevista ainda a venda no varejo para pessoas físicas e clubes de investimentos, que poderá ser feita mediante reserva de 12 de junho a 23 de junho, levando-se em conta um desembolso mínimo de 1 mil reais e máximo de 300 mil reais em ações.
Este segmento receberá 20 por cento das ações ofertadas no lote principal, e não nas ofertas adicionais. Se a demanda exceder essa oferta, haverá rateio dos papéis entre os interessados, explica o BB. Os empregados do banco receberão ainda incentivos especiais para participar da operação, como antecipações de licença-prêmio e bônus de assiduidade.
Reuters
Banco do Brasil marca início da oferta de ações para dia 28
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil