Brasil

Apesar de calmaria, aeroportos registram 79 vôos atrasados

No dia de Natal, os 14 principais aeroportos do país registraram atrasos de mais de uma hora em 79 vôos e o cancelamento de 143 deles, segundo o último boletim

No dia de Natal, os 14 principais aeroportos do país registraram atrasos de mais de uma hora em 79 vôos e o cancelamento de 143 deles, segundo o último boletim da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Apesar de a situação ainda não ter se normalizado, os aeroportos estão tranqüilos, após cinco dias de caos, superlotação, atrasos, revolta e até prisões envolvendo passageiros que não conseguiam embarcar.

Entre a 0h e 10h30 desta segunda (25), o aeroporto que registrou o maior número de problemas foi o de Guarulhos, em São Paulo (28 atrasos e 11 cancelamentos), seguido pelo de Congonhas, também em São Paulo (dois atrasos e 19 cancelamentos).

Com medo dos atrasos, muitas pessoas que pegariam vôos no início da manhã chegaram ao aeroporto de Cumbica por volta das 23h do domingo, passando a virada do dia 24 para 25 no local. Segundo a Agência Estado, o clima era de apatia, uma espécie de ressaca do caos vivido durante os últimos dias. Não houve esboço algum de comemoração, tanto entre funcionários das empresas aéreas como entre os passageiros.

A Globo News informou que as filas no aeroporto de Brasília ainda são grandes no guichê de atendimento da TAM. Também há problemas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, onde inúmeras malas se acumulam no saguão são todas bagagens extraviadas que a TAM deve devolver aos passageiros.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a TAM afirmou que sua frota de 95 aeronaves continua em plena operação e que os vôos se regularizaram a partir do meio dia. A exceção ficou por conta de um vôo de Salvador para Manaus, que atrasou cerca de duas horas e meia. Além disso, a companhia informou que o processo de entrega de bagagens continua a ser feito e deve ser regularizado ao longo do dia.

Segundo a companhia aérea, a venda de passagens para os vôos deste domingo continua suspensa e, no dia de Natal, a empresa vai continuar usando um avião fretado da Força Aérea Brasileira (FAB) em vôos de Guarulhos para o Galeão, além da rota Guarulhos/Porto Alegre/Guarulhos.

Segundo a Anac, de sexta-feira (22) até domingo (24), a FAB realizou 15 vôos de embarque de 1.676 passageiros da TAM. Quatro desses aviões levantaram vôo na véspera de Natal, transportando 658 passageiros. Também no domingo, três aeronaves da FAB ficaram à disposição da TAM, para ajudar na condução de passageiros.

globo.com

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Seguranças do STF e policiais militares prestam depoimento sobre atentado

2

Brasil

Gilmar Mendes vota para colocar Robinho em liberdade; placar está 3 a 1 para manter prisão

3

Brasil

Lula promete e defende liberação de licenças para petróleo na foz do Amazonas, dizem senadores Omar Aziz e Eduardo Braga

4

Brasil

Edital do concurso Pré-sal Petróleo S/A com 100 vagas e salários de R$ 19 mil será lançado em dezembro

5

Brasil

Prazo para pedir reaplicação de provas do ENEM termina hoje