A energia elétrica chegou hoje à aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, onde vivem cerca de 400 índios guaranis. O abastecimento é resultado do programa Luz para Todos do governo federal.
O cacique Verá, 94 anos, acredita que a energia trará vários benefícios para a comunidade. Entre eles, a inauguração de uma oficina de artesanato, corte e costura. O posto de saúde passa a ficar aberto 24 horas e a escola terá aulas também no turno da noite.
Na aldeia Sapukai, poucos índios falam português. Eles se preocupam agora com possíveis acidentes com energia elétrica. “Precisamos de orientação porque não sabemos usar a luz elétrica. Temos muitas crianças e elas podem se machucar. Todo mundo fala que a luz elétrica é boa, mas para nós pode ser perigosa”, lembra o cacique.
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, existem cerca de 600 índios, vivendo em cinco aldeias, sendo quatro no município de Paraty e, uma, em Angra dos Reis. A aldeia de Angra dos Reis foi a primeira a receber a luz elétrica do programa Luz para Todos.
Agência Brasil
Aldeia indígena em Angra dos Reis recebe energia elétrica
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil